Audi mostra inédito A3 sedã, que deve chegar ao Brasil
Versão é menor que o A4 e pode ser fabricada no País num futuro próximo
A Audi agora conta com um sedã para as “massas”, se assim podemos chamar um modelo premium de porte compacto. A marca alemã apresentou em Nova York o A3 Sedan, variante de três volumes do conhecido hatch.
É a primeira vez que a Audi faz uma versão sedã do A3 e isso só foi possível porque o A4, o irmão maior, cresceu muito na última geração, o que permitiu à fabricante desenhar um modelo ligeiramente menor que usa as formas do hatchback – tempos atrás, o A3 e o A4 eram quase irmãos em tamanho.
Para se ter uma ideia, o A3 Sedan é 25 cm mais curto que o A4 sedã além de ter distância entre-eixos 16 cm menor e pesar em média 200 kg a menos. Seu porta-malas também é ligeiramente menor, com 425 litros contra 480 litros do irmão menor (veja tabela abaixo).
Compare os modelos | Audi A3 Sedan | Audi A4 |
Comprimento | 4,46 m | 4,7 m |
Largura | 1,8 m | 1,83 m |
Altura | 1,42 m | 1,43 m |
Entre-eixos | 2,64 m | 2,81 m |
Porta-malas | 425 litros | 480 litros |
Motor | De 140 a 180 cv | 211 cv |
Peso | 1.250 kg | 1.450 kg |
Com isso, o novo sedã utiliza o motor 2.0 TFSI na versão esportiva S3 – no A4 ela é usada nas versões “comuns”. O A3 Sedan de entrada compartilha a mesma motorização do A3 Sport e Sportback, um motor 1.4 TFSI de 142 cv e um 1.8 TFSI de 180 cv, este último deve ser cotado para o Brasil.
Produção nacional à vista
No estilo, o A3 Sedan não surpreende. A escola de design da Audi tem sido muito focada em manter seus carros semelhantes. A linha de cintura, por exemplo, exibe um vinco contínuo e horizontal da ponta dos faróis até as lanternas na traseira. Esta é bem convencional e parecida com os elementos vistos em outros Audi.
Nem mesmo no S3, a versão esportiva, há algo tão significativo. O modelo tem rodas maiores, um aerofólio ressaltado na tampa do porta-malas e apenas outros detalhes estéticos discretos. Diferentemente do motor, um 2.0 TFSI de impressionantes 300 cv.
A Audi começará a vender o A3 Sedan em julho na Europa e no meio de 2014 nos Estados Unidos. O modelo também é cotado para produção na especulada linha de montagem nacional que a Audi deve reabrir no Paraná para poder aderir ao Inovar-Auto mais amplo e reduzir os impostos de seus modelos importados. Até que isso se defina, a Audi deverá importar o A3 Sedan no rastro do A3 hatchback em abril.