Audi confirma parceria com Sauber para competir na F1 a partir de 2026
Fabricante alemã será a responsável pelo conjunto mecânico dos modelos e pode até adquirir parte do time suíço
Após ter confirmado há cerca de dois meses seus planos para ingressar na Fórmula 1 a partir de 2026, a Audi anunciou nesta quarta-feira (26) ter escolhido a Sauber como a sua parceira na iniciativa.
Atualmente o time suíço atua na F1 como a equipe Alfa Romeo Racing, porém o acordo com a fabricante italiana chegará ao fim em 2023.
Até o início da parceria com a Audi, é provável que a Sauber volte a utilizar seu nome na competição para as etapas de 2024 e 2025.
Em sua confirmação da parceria com os suíços, a Audi antecipa até sua intenção de adquirir uma participação no Grupo Sauber, demonstrando que seu compromisso com a categoria deve ser duradouro.
Novas regras
As novas regras que entrarão em vigor para a F1 a partir de 2026, como a ênfase na eletrificação do conjunto mecânico e o uso de combustíveis alternativos 100% sustentáveis, são os pontos fundamentais que incentivaram a fabricante alemã a buscar seu espaço na tradicional categoria do automobilismo mundial.
Entre alguns pontos realçados pela Audi, o novo regulamento fará com que o trem de força elétrico entregue quase tanta potência quanto o motor de combustão interna, que hoje chega a 543 cv (400 kW).
Os motores 1.6 turbo serão alimentados por combustível sintético sustentável neutro em CO2 (de acordo com os padrões da União Europeia). A própria F1 também estabeleceu o objetivo de ser neutra em CO2 por volta de 2030.
Investimentos
Os alemães também revelaram nesta quarta-feira o início da expansão da Audi Sport localizada na cidade de Neuburg, a qual vai abrigar os técnicos e a infraestrutura necessária para o desenvolvimento do conjunto mecânico inédito para o carro da marca na F1.
A adequação da Audi Sport para a nova atividade estará finalizada em 2023, destaca a empresa, com os primeiros testes da futura unidade de potência para o carro da F1 previstos para 2025.
Segundo a fabricante, 120 profissionais foram selecionados para trabalharem no sistema, que contempla o motor elétrico, bateria, sistemas de controle e um propulsor a combustão. A nova equipe vai atender pelo nome Audi Formula Racing.
“Estamos muito satisfeitos por termos conquistado um parceiro tão experiente e competente para nosso ambicioso projeto de Fórmula 1. Já conhecemos o Grupo Sauber com suas instalações de última geração, bem como sua experiente equipe em algumas colaborações anteriores, e estamos seguros de que, juntos, formaremos um time forte”, analisa Oliver Hoffmann, membro do conselho de desenvolvimento técnico da Audi.
“A Audi é a melhor parceira para o Grupo Sauber. Está claro que ambas as empresas compartilham os mesmos valores e visão. Estamos ansiosos para atingir os nossos objetivos comuns com uma parceria forte e bem-sucedida”, completa Finn Rausing, presidente da Sauber Holding.