Audi celebra 500 mil unidades do TT com edição comemorativa

TTS Competition estreia em outubro nas versões Roadster e Coupé; edição tem apenas 500 carros

Edição especial TTS Competition celebra 500 mil Audi TT produzidos | Imagem: Divulgação

A Audi está comemorando 500.000 unidades produzidas do modelo TT com uma edição especial, batizada de TTS Competition. Nas versões Coupé e Roadster, o compacto esportivo deixa a linha de montagem a partir do mês de outubro e será limitado a apenas 500 unidades.

A primeira versão do TT foi lançada em 1998 e, desde então, o modelo nunca deixou de ser um ícone de design para a marca alemã. O design exclusivo da versão Competition traz uma asa traseira fixa com barras e acabamento em alumínio fosco, rodas de 19 polegadas e pintura exclusiva em Amarelo Imola ou Cinza Nimbus.

Se no visual ele agrada, no desempenho não é diferente, ambos modelos são equipados com um motor 2.0 TFSI que produz 272 cv e 35,69 kgfm de torque. O cambio é o já conhecido e acertadíssimo S tronic de seis velocidades - que estreou no modelo em 2003 -, podendo ser manual ou automático.

Veja também: R8 V10 Plus, o demônio da Audi

De acordo com a montadora, a versão Coupé faz o 0 a 100 km/h em 5,3 segundo, enquanto o Roadster realiza o feito em 5,5 s. O consumo médio de combustível de ambos modelos está na casa dos 13 km/litro, diz a Audi. Parte do bom desempenho do compacto deve-se à inovações na engenharia do veículo, como o chassi ASF (Audi Space Frame), predominantemente em alumínio, que desde 2006 deixou os modelos TT mais "magrinhos" e, consequentemente, mais velozes.

Avaliação: Audi TT-RS é uma fera com motor de 340 cv

Por dentro, há revestimento em couro Pulse com costura invocada em amarelo, além de emblemas com aplicação em relevo do símbolo “1 of 500” (1 de 500), para lembrar ao condutor que seu carro é super exclusivo. Se é que é possível de esquecer deste detalhe.