Audi anuncia investimento de R$ 70 bilhões

Capital será usado para lançar 11 novos carros e elevar a produção para dois milhões de veículos por ano até 2018

Novo Audi A3 | Imagem: Ricardo Meier

A Audi anunciou nesta segunda-feira (30) um dos maiores investimentos da história da indústria automobilística. A montadora, que pertence ao Grupo VW, vai gastar 22 bilhões de euros, o equivalente a R$ 70 bilhões, até 2018 para lançar novos produtos e aumentar a produção para 2 milhões de veículos por ano – a marca já faz 1,5 milhão de carros por ano.
 
De todo este capital, 70% dele será aplicado no desenvolvimento de 11 novos modelos e tecnologias mais eficientes. Já o restante vai para a reestruturação de fábricas para aumentar o volume de produção.

“Estamos decididos em avançar para o próximo milhão”, contou Rupert Stadler, CEO da Audi. O plano também poderá ajudar a montadora a se aproximar ou até superar as vendas da BMW, atualmente a maior montadora no segmento de luxo.

Nesse ritmo, a Audi planeja aumentar sua linha de produtos para 60 modelos até 2020, ante 49 da gama atual. O plano inclui o lançamento de novas gerações de modelos consagrados, como o TT e Q5, além de veículos com formatos inéditos, como o Q1, e automóveis com motorização elétrica e híbrida, no caso a linha “e-tron”.