Audi A1 agora tem versão com 4 portas

Opção Sportback chega ao mercado brasileiro na segunda metade de 2012

Audi A1 Sportback | Imagem: Audi

Apesar de pequeno, o A1 com seus 3,95 metros de comprimento tem praticamente o mesmo pacote tecnológico de seus irmãos maiores da Audi, mas ainda estava faltando uma opção extra de carroceria. A marca resolveu essa parte na linha 2012 do carro, que agora também faz parte da linha Sportback, a designação da montadora para seus carros com 4 portas.

A configuração mais versátil para o A1 já era esperada há algum tempo. Uma prévia do carro apareceu no Salão de Paris de 2008, antes de ser concluído. E para não complicar, a Audi não mudou os motores e itens na nova versão.

O “carro chefe” do A1 é a série com motor 1.4 TFSI (turbo com injeção direta de gasolina) ajustado com 122 cv (versão disponível no Brasil) ou 185 cv, a mais potente do catálogo. Na Europa, esse propulsor pode ser acoplado as opções de câmbio manual de 5 marchas ou S-Tronic, a caixa semi-automática de 7 marchas e dupla embreagem da Audi – a maioria das unidades de exportação têm essa transmissão.

Ainda no Velho Continente, o compacto alemão também conta com as motorizações 1.2 TFSI de 86 cv, o modelo de entrada, e 1.6 TDI (Turbodiesel intercooler) com 90 cv ou 105 cv.

A parte interna do A1 Sportback não muda, tampouco perdeu ou ganhou mais espaço em relação ao A1 2p. O mesmo vale para a capacidade do porta-malas, mantida em 267 litros. Entretanto, o banco traseiro agora pode ser inteiriço, permitindo, ainda que apertado, acomodar um terceiro ocupante no carrinho – o A1 comum troca o terceiro passageiro por um porta-trecos. Nota-se ainda que as portas dianteiras ficaram ligeiramente menores.

Interessados no carro, ao menos na Europa, ainda podem optar pelo pacote S-Line, que inclui componentes aerodinâmicos, mais opções de rodas aro 17” (o normal usa aro 15”) e elementos de personalização interna, além de mais equipamentos, como GPS, teto solar e sistema de som mais requintado.

As vendas do A1 Sportback, segundo a montadora, começam já neste mês no mercado alemão, onde parte de € 16.950 (cerca de R$ 40.740, sem contas impostos). No mercado brasileiro a nova versão deve chegar em meados do segundo semestre de 2012 - a divisão macional da marca alemã ainda não tem um posicionamento sobre o lançamento.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise