Atlas Tanoak mostra que a VW também vai focar em picapes

Mais sofisticada que a Amarok, conceito foi um dos destaques da VW para o Salão de Nova York
Volkswagen Atlas Tanoak (conceito)

Volkswagen Atlas Tanoak (conceito) | Imagem: Divulgação

Parece que todas as novidades que as montadoras deixaram de revelar na morna edição do Salão de Genebra deste ano ficaram mesmo para o Salão de Nova York realizado neste mês. Pelo menos para o grupo Volkswagen, que agora conta com uma administração menos dependente da matriz alemã, o braço norte-americano promete grandes investimentos entre os SUVs grandes e nas picapes, dois segmentos vitais nos EUA.

O que já podemos constatar da nova estratégia da Volkswagen para os EUA reside na possibilidade cada vez maior da gama Atlas tornar-se uma família por lá. O SUV grande deverá ganhar a companhia de uma variante 5 lugares de perfil mais esportivo, como o conceito Atlas Cross Sport nos antecipou, bem como a picape Atlas Tanoak ocupará o posto de picape média-grande para aquele mercado com proposta semelhante à de Honda Ridgeline e a bem-sucedida Ford F-150, modelo que é o veículo mais vendido dos EUA há mais de quatro décadas. Entenderam porque é tão importante contar com uma picape desse porte nos EUA?

Em relação à nossa Volkswagen Amarok, picape de médio porte vendida aqui na América do Sul e na Europa, a futura Atlas Tanoak oferecerá um conjunto bem mais sofisticado, já que essas picapes tipicamente norte-americanas são praticamente sedãs com caçamba.

Para conseguir um conforto de rodagem mais aprimorado, a Atlas Tanoak será construída sobre a plataforma modular MQB. A Amarok, apenas como comparação, utiliza a tradicional receita da carroceria sobre chassi. Também figura sob o capô da Atlas Tanoak, pelo menos ainda como um conceito, a motorização 3.6 V6 FSI com 276 cv, câmbio automático de 8 marchas e sistema de tração integral 4Motion.

A Volkswagen norte-americana, por sua vez, diz apenas que construiu o protótipo da picape apenas para “analisar a resposta do público e mídia” ao modelo, mas levando em consideração a relevância cada vez maior do segmento por lá, é quase certo que um derivado da Tanoak ganhará as ruas.

Pelo menos no conceito, a Atlas Tanoak conta com 5,44 m de comprimento, portanto é maior que a nossa Amarok cabine dupla com seus 5,25 m de um para-choque a outro. A Tanoak ainda conta com exatos 2,03 m de largura, 1,84 m de altura e 3,26 m de entre-eixos. Ainda segundo a Volkswagen, só a caçamba da Tanoak conta com 1,63 m de comprimento, suficiente para acomodar uma bicicleta ou prancha de surf mesmo com a tampa fechada.

Como é comum em picapes do tipo nos EUA, a Atlas Tanoak oferece uma cabine muito espaçosa, capaz de acomodar 5 adultos com conforto. Estão presentes ali também o painel de instrumentos digital e a central multimídia que também agrupa os controles de climatização.

Aqui para o Brasil e demais mercados da região, deveremos continuar sendo atendidos pela Amarok como a picape média da Volkswagen, produto que está mais sintonizado com as necessidades de uso e desejo dos brasileiros no que diz respeito a uma picape desse porte.

É bom ficarmos atentos, contudo, ao design e às soluções estéticas da Atlas Tanoak Concept, uma vez que muitos elementos ali presentes poderão figurar na próxima geração da Amarok, que já vai completar oito anos de mercado no Brasil e recentemente ganhou uma interessante versão V6 turbodiesel por aqui. É sempre bom lembrar que o Polo, o Virtus e o SUV compacto T-Cross, previsto para estrear no segundo semestre deste ano, terão a família completa muito provavelmente em 2019 com a chegada de uma picape de porte compacto-médio, nos moldes de Fiat Toro e Renault Duster Oroch. São grandes as chances dessa picape receber o nome Tharu.

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis