Até R$ 50 mil: veja os 10 carros usados mais econômicos que você pode comprar

Tem até sedã com bom porta-malas; econômicos e baratos, estes veículos podem ser ótimos negócios
Volkswagen Gol 2017

Volkswagen Gol 2017 | Imagem: Autoo

Quando falamos em compra racional de carro usado é preciso ter em mente dois principais pontos importantes para fazer um bom negócio: preço final e quanto ele traz de vantagens quando o assunto é economia de combustível.

VEJA TAMBÉM:

Para ajudar você na compra, listamos 10 modelos tendo como requisitos o valor de até R$50 mil com base na tabela oficial da Fipe e os menores índices no consumo de combustível, segundo a lista do Inmetro dos anos 2018, 2019, 2020 e 2021.

Com essas duas referências para nos direcionar, fomos atrás dos veículos que oferecem as melhores vantagens para serem comprados sem medo. Confira a lista dos 10 carros usados mais baratos e econômicos.

1- Renault Logan Authentique 1.0 12V flex 2018 - R$ 39.854

Renault Logan
Renault Logan tem bom porta-malas e conjunto robusto, além de consumir pouco combustível
Imagem: Divulgação

É o único sedã da lista e para representar o segmento, o Logan pode ser uma opção interessante de compra. Traz bom espaço interno para até cinco passageiros e seu porta-malas comporta incríveis 510 litros. A mais simples Authentique, além de trazer os obrigatórios itens de segurança, além de direção hidráulica e ar-condicionado, vendidos à parte. A linha 2018 estreou novos motores como o 1.6 SCe (Smart Control Efficiency) de 118/115 cv e o 1.0 SCe de três cilindros de 82/79 cv que ficou até 19% mais econômico.

Consumo urbano (etanol/gasolina): 9,4 km/l / 14 km/l

Consumo rodoviário (etanol/gasolina): 10,2 km/l / 14,9 km/l

2- Fiat Uno Drive 1.0 6V flex 2019 - R$ 41.149

Fiat Uno 2016
Fiat Uno tem versão com motor de três cilindros Firefly, que é mais eficiente que o já antiquado Fire Evo 
Imagem: Divulgação

A partir da linha 2017, apresentada no final de 2016, o Uno foi reestilizado e ganhou novos itens a exemplo da direção elétrica, oferecida de série para todas as versões e controle de estabilidade, que é opcional, exceto para o modelo equipado com o estreante motor da família Firefly, o 1.3 de quatro cilindros de 109/101 cv. Acompanhado dessas mudanças, a Fiat também ofereceu o honesto e econômico motor Firefly 1.0 de três cilindros que rende 77/76 cv.

Consumo urbano (etanol/gasolina): 9,1 km/l / 13,2 km/l

Consumo rodoviário (etanol/gasolina): 10,6 km/l / 15,2 km/l

3- Fiat Mobi Drive GSR 1.0 6V flex 2018 - R$ 43.940

Fiat Mobi 2018
Fiat Mobi é a versão com cambio automatizado do subcompacto da marca italiana
Imagem: Divulgação

O antigo câmbio automatizado Dualogic foi rebatizado de GSR. Disponível desde 2017 no Mobi Drive GSR (Gear Smart Ride, algo como “rodagem em marcha inteligente”), se souber fazer a manutenção correta, é o que oferece melhor custo-benefício. É que nesta versão com caixa automatizada, é mais econômico que a manual, também com cinco marchas. Ele sai até R$4.618 a menos que a versão Easy 1.0 12V flex 2021 (R$48.558) que também está entre os mais econômicos de até R$50 mil dessa lista. 

Consumo urbano (etanol/gasolina): 9,8 km/l / 14 km/l

Consumo rodoviário (etanol/gasolina): 11 km/l / 15,9 km/l

4- Peugeot 208 Active 1.2 12V flex 2018 - R$ 44.189

Peugeot 208 1.2
Peugeot 208 1.2 já não é mais oferecido pela Stellantis, mas foi um dos modelos mais econômicos e agradáveis de dirigir
Imagem: Divulgação

Na linha 2017, ele foi outro modelo que ficou mais econômico com o Puretech 1.2 de três cilindros com 90/84 cv no lugar do antigo 1.5 de quatro cilindros e 93/89 cv. Outras melhorias ocorreram também na parte visual que ficou mais esportiva e na lista de equipamentos, tornando o hatch mais atrativo. Falando nos de segurança, por exemplo, há até faróis e luz de neblina em led para todas as versões, além do novo painel de instrumentos (i-Cockpit) que trouxe melhor visão das informações.

Consumo urbano (etanol/gasolina): 9,6 km/l / 13,9 km/l

Consumo rodoviário (etanol/gasolina): 10,7 km/l / 15,5 km/l

5-Renault Kwid Life 1.0 12V flex 2021 - R$ 45.486

Renault Kwid 2018
Renault Kwid é leve e bem simples, o que contribui com a economia de combustível no dia a dia
Imagem: Divulgação

Se o Kwid está entre os carros novos mais baratos e econômicos do Brasil, no segmento de seminovos e usados, ele repete a façanha. Equipado com motor tricilíndrico 1.0 12V de 70/66 cv, a versão mais simples Life traz dois airbags frontais, dois airbags laterais e dois pontos de fixação Isofix para cadeirinhas infantis. De opcional, há o Pack Clim composto de limpador traseiro, além da direção com assistência elétrica e ar-condicionado, dois dos itens mais requisitados por quem compra um veículo hoje.

Consumo urbano (etanol/gasolina): 10,3 km/l / 14,9 km/l

Consumo rodoviário (etanol/gasolina): 10,8 km/l / 15,6 km/l

6-Fiat Mobi Drive 1.0 6V flex 2020 - R$ 47.365

Fiat Mobi 2017
Fiat Mobi também teve versão com motor de três cilindros, com cambio manual, que é a mais recomendável
Imagem: Divulgação

Diferente da versão com câmbio automatizado GSR, a Drive “comum” trabalha com a convencional caixa de transmissão manual, também com cinco marchas. Esta é ligeiramente menos econômica, e, por isso, acaba se tornando uma opção para quem prefere trocar as marchas manualmente. Traz vantagem de depender menos de manutenção periódica. Já o seu propulsor é o mesmo da Drive GSR, o 1.0 tricilíndrico e duas válvulas por cilindro que resulta em uma potência de 77 cv (etanol) e 72 cv (gasolina).

Consumo urbano (etanol/gasolina): 9,7 km/l / 13,8 km/l

Consumo rodoviário (etanol/gasolina): 11,5 km/l / 16,4 km/l

7-Peugeot 208 Active 1.2 12V flex 2019 - R$ 47.775

Peugeot 208 1.2
Peugeot 208 1.2 foi fabricado até 2020 no Brasil antes de começar a vir da Argentina. Em 2019 ainda tinha versão 1.2 flex
Imagem: Divulgação

Como já mencionado o Puretech 1.2 de três cilindros com 90/84 cv disponibilizado na linha Peugeot trouxe melhorias em termos de consumo. Na linha 2019, o hatch da marca francesa perdeu alguns itens como a opção do pacote Active Pack que compõe ar-condicionado digital, airbags laterais, volante em couro e sistema multimídia. Assim, ela se manteve com o sistema de ar-condicionado analógico, rádio, alarme, faróis de neblina, vidros e travas elétricos, tudo de série.

Consumo urbano (etanol/gasolina): 9,6 km/l / 13,9 km/l

Consumo rodoviário (etanol/gasolina): 10,7 km/l / 15,5 km/l

8- Volkswagen Gol 1.0 12V flex 2019 - R$ 47.876

Volkswagen Gol 2017
Volkswagen Gol também aparece na lista dos carros mais econômicos que não passam de R$ 50 mil
Imagem: Autoo

O veterano Gol já passou por inúmeras mudanças estilísticas e de mecânica em seus 42 anos de produção. Foi o primeiro a oferecer motor flex em 2003 visando melhor economia para o consumidor com a escolha do etanol ou da gasolina, ou os dois juntos. Seguindo essa evolução em busca de melhor economia, em 2016, acompanhado de uma reestilização, o motor 1.0 de quatro cilindros de 76/72 cv deu lugar ao mais eficiente propulsor de três cilindros de 82/75 cv.

Consumo urbano (etanol/gasolina): 9,1 km/l / 13,3 km/l

Consumo rodoviário (etanol/gasolina): 10,1 km/l / 14,4 km/l

9- Fiat Mobi Easy 1.0 12V flex 2021 - R$ 48.558

Fiat Mobi 2017
Fiat Mobi na versão mais simples também é um dos carros que menos gastam combustível
Imagem: Divulgação

A partir de 2020, a Fiat tirou o motor tricilíndrico  1.0 FireFly flex, ficando apenas com o antigo de quatro cilindros 1.0 Evo Flex como uma forma de estratégia de evitar a canibalização de seus produtos como o Uno, por exemplo, que continuou com o novo motor. Na linha 2021, ganhou algumas atualizações estéticas como, por exemplo, nos para-choques dianteiros, molduras da caixa de rodas, e novo emblema da marca, batizado de Logo Script, associado à bandeira da Itália.

Consumo urbano (etanol/gasolina): 9,7 km/l / 13,7 km/l

Consumo rodoviário (etanol/gasolina): 10,7 km/l / 15,3 km/l

10- Ford Ka S (TiVCT) 1.0 12V flex 2019 - R$ 49.330

Ford Ka 2018
Ford Ka com o eficiente motor 1.0, de três cilindros, não é mais fabricado, mas tem a economia de combustível entre as qualidades
Imagem: Divulgação

O ka evoluiu bastante desde a sua estreia no Brasil, em 1997. Foi homologado para cinco pessoas a partir da segunda geração lançada em 2008, e a terceira e última geração foi totalmente renovada passando a ter quatro portas, que até então não tinha. Antes de findar seus 23 anos de história no Brasil, o compacto não deixaria de entrar na onda dos motores mais eficientes de três cilindros, o chamado downsizing. O 1.0 12V flexível rende 85 cv quando abastecido com etanol e 80 cv quando com gasolina. 

Consumo urbano (etanol/gasolina): 9,2 km/l / 13,4 km/l

Consumo rodoviário (etanol/gasolina): 10,7 km/l / 15,5 km/l

 

Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

Volkswagen Gol 2017

Volkswagen Gol 2017

Renault Logan

Renault Logan

Peugeot 208 1.2

Peugeot 208 1.2

Peugeot 208 1.2

Peugeot 208 1.2

Fernando Garcia

Especialista em análises do mercado de veículos usados, Fernando Garcia tem passagens por revistas automobilísticas e no AUTOO traz vários artigos especiais com curiosidades, serviços e dicas.