Até a Smart resolveu lançar seu primeiro SUV
Marca ligada à Daimler e voltada a veículos urbanos minúsculos revelou os primeiros detalhes do futuro utilitário esportivo que será apresentado no Salão de Munique
Os utilitários esportivos estão chegando aos limites do “território automobilístico” após romperem tradições em marcas de luxo como Lamborghini, Maserati e Ferrari. A mais nova montadora a aderir aos SUVS é a Smart, marca de diminutos carros urbanos.
Associada à Daimler, dona da Mercedes, a Smart revelou nesta quarta-feira, 19, os primeiros traços do inédito SUV que será apresentado no Salão de Munique, vulgo IAA Mobility 2021, que está marcado para setembro e substituirá o antigo Salão de Frankfurt.
As primeiras informações foram compartilhadas pelo vice-presidente global de vendas da empresa, Daniel Lescow, que afirmou que o veículo “é um verdadeiro SUV inteligente que incorpora tudo o que a marca representa - design progressivo, inovação, alta tecnologia e, claro, direção elétrica a bateria. Mais importante ainda, possuirá a ‘mais inteligente’ de todas as características - supercompacto por fora e grande por dentro”.
Apesar disso, segundo rumores, o modelo ainda sem nome conhecido deverá ser tão grande quanto o Mini Countryman. Os desenhos e imagens do SUV anteveem que ele manterá o reconhecido estilo da marca, mas não há dúvida que a ligação com o pioneiro ForTwo será mínima.
Depois que passou a vender apenas modelos elétricos em 2019, a Smart certamente fará do SUV mais um veículo movido a bateria apenas. Em janeiro do ano passado, a Daimler fechou uma parceria com a chinesa Geely para renovar sua linha e ampliar seu mercado.
Isso significa que o SUV pode aproveitar a plataforma desenvolvida pela empresa para ser usada em suas marcas como a Zeekr e a Volvo. A arquitetura modular permite até três motores elétricos e autonomia de 430 km.
O novo Smart deverá ser produzido na China a partir de 2022, mas os mercados onde será vendido ainda são um mistério. Além da própria China e da Europa, resta saber se a marca voltará a atuar em mais países já que o SUV certamente terá uma demanda melhor que seus modelos de dois lugares.
No Brasil, onde a Smart teve uma atuação bastante modesta, os carrinhos saíram de cena em 2013. Quem sabe o utilitário esportivo não faz renascer o interesse pela marca por aqui.