Até a Lada pensa em um rival para o Jeep Compass
Planos vazados da empresa russa até 2028 colocam luz sobre um projeto para ter SUV médio dentro desse período
Em meados de maio, foram anunciados os planos da AvtoVaz para suas marcas na Rússia até 2028. Para quem não sabe, a empresa é a controladora da marca Lada naquele país e tem um complexo esquema de cooperação com a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. Tal acordo pode trazer à vida até um Lada Niva renovado e baseado no Duster.
Porém, outros elementos desse plano estratégico da empresa russa começaram a se desdobrar. De acordo com o site Kolesa, a AvtoVaz já pensa em conceber um utilitário esportivo de porte intermediário, que colocaria a Lada para brigar com modelos do tamanho de um Nissan Qashqai ou de um Jeep Compass, tendo entre 4,3 e 4,4 m de comprimento.
Hoje, a Lada já oferece na Rússia o X-Ray, uma espécie de Renault Stepway alongado e que compete em um cenário de SUVs mais básicos e menores. Sobre esse rival de Jeep Compass da Lada, ainda se tem poucas informações. Mas sabe-se que os russos devem utilizar uma plataforma diferente da B0, usada em modelos como Renault Duster e Nissan Kicks em alguns mercados.
O novo SUV da Lada deverá se usufruir dos acordos da AvtoVaz com a Aliança e ser desenvolvido em conjunto com as próximas gerações de Mitsubishi Outlander, Nissan Qashqai e Nissan X-Trail. Quanto ao visual, ao menos para os SUVs, os produtos da Lada têm optado por um ar bem robusto, com para-lamas bem alargados e proeminentes. A nova linguagem também usa uma grade em forma de X na dianteira.