Aston Martin revela seu primeiro SUV: o DBX

Aos 106 anos de idade, tradicional marca britânica estreia entre os utilitários esportivos de luxo mirando Porsche e Bentley
Aston Martin DBX

Aston Martin DBX | Imagem: Divulgação

Após 106 anos de história, a Aston Martin apresentou seu primeiro utilitário esportivo: o DBX. a estreia ocorreu no Salão do Automóvel de Los Angeles (EUA). A novidade está mirando outros SUVs esportivos de luxo no segmento, como Porsche Cayenne Coupé, Bentley Bentayga e Lamborghini Urus. As entregas terão início no segundo trimestre de 2020 e o preço anunciado para os EUA é de US$ 189.900, sem frete, o equivalente em conversão direta a cerca de R$ 799 mil.

Apesar de ser a estreia da marca entre os SUVs, o DBX ainda guarda os principais elementos visuais de qualquer Aston Martin, como a característica grade frontal e o tampão traseiro com um spoiler integrado e levemente elevado, como nos esportivos tradicionais da centenária marca britânica.

Sob o capô, o Aston Martin DBX traz um motor 4.0 V8 biturbo a gasolina capaz de entregar nada menos que 550 cv de potência e 71,3 kgfm de torque. A única opção de transmissão até o momento é automática convencional de nove velocidades e a tração é sempre integral. Com peso declarado de 2.245 kg, a marca afirma que o SUV consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos, com velocidade máxima de 291 km/h.

Nas medidas, o DBX tem 5,04 m de comprimento, 2,05 m de largura, 1,68 m de altura e 3,06 m de entre-eixos. O porta-malas é capaz de acomodar até 632 litros, além de contar com mais 62 litros em um compartimento sob o assoalho do compartimento. O vão livre em relação ao solo com a suspensão em sua altura padrão é de 190 mm, mas pode chegar a 235 mm em sua posição mais elevada. As rodas que virão de série no SUV possuem 22 polegadas de diâmetro.

Com uma plataforma que não é compartilhada com nenhum outro modelo da Aston Martin, o DBX também será fabricado em uma nova planta da marca em Saint Athan, no País de Gales, que foi construída pensando exclusivamente na produção do novo utilitário esportivo.

 

Thiago Moreno

Thiago é jornalista do setor automobilístico desde 2008 e possui pós-graduação em Gestão Automotiva