Quer um hatch barato em 2022? É bom aguardar pelo novo Citroën C3
Assim como fez com o Fiat Pulse, Stellantis prepara estratégia comercial agressiva para o novo C3
A Citroën já está apresentando algumas pistas sobre o que podemos esperar do novo C3 nacional, como, por exemplo, o foco nos baixos custos de aquisição e manutenção, ambos “cuidadosamente estudados”, reforçou a empresa em comunicado de outubro deste ano.
Uma informação recente apurada pelo Autos Segredos nos permite constatar que, assim como fez para o Fiat Pulse, o time da Stellantis também prepara uma estratégia comercial extremamente agressiva para o hatch da Citroën.
De acordo com o site, o novo C3 produzido em Porto Real (RJ) contará com motor 1.0 aspirado em seu catálogo de entrada, deixando claro que a Citroën vai trabalhar o C3 como um modelo de alto volume.
O propulsor em questão é o mesmo 1.0 Firefly utilizado na gama Fiat. Moderno e altamente eficiente, o tricilíndrico confere desempenho satisfatório em modelos como o Fiat Argo e deverá ser suficiente para oferecer bom compromisso entre performance e baixo consumo ao novo Citroën.
Na gama Argo, o 1.0 aspirado entrega até 77 cv e 10,9 kgfm de torque, trabalhando exclusivamente com a caixa manual de 5 marchas, conjunto que deverá ser preservado no novo C3.
Segundo o colunista Fernando Calmon havia antecipado no AUTOO em setembro, é possível adiantar que os catálogos intermediários do novo C3 deverão receber o propulsor 1.6 16V flex, hoje em dia presente no C4 Cactus, único veículo de passeio comercializado pela Citroën atualmente em nosso mercado.
O novo C3 com motor 1.6 16V deverá contar com a opção do câmbio automático, sendo o catálogo de entrada com este tipo de transmissão. Por ser um propulsor há bastente tempo no mercado, a expectativa é que o C3 1.6 automático também conte com valores competitivos.
Ainda de acordo com o colunista do AUTOO, a Stellantis deverá aplicar o motor 1.0 GSE no novo C3 nacional aproximadamente um ano após a estreia do hatch em nosso mercado.
Trata-se do mesmo 1.0 turbo com injeção direta que fez sua estreia nas versões mais caras do Fiat Pulse. Trabalhando com uma caixa automática CVT, o conjunto se destaca pelo desempenho superior sem deixar de lado o consumo comedido.
Certamente, assim como no Pulse, o futuro C3 1.0 turbo será a configuração topo de linha do hatch.
Até o momento sabemos que o novo C3 contará com 2,54 m de entre-eixos e comprimento de 3,99 m, o que deverá resultar em uma cabine interessante para seus 5 passageiros e um porta-malas dentro da média do segmento, talvez com capacidade para algo na faixa dos 300 litros.
Interessante pontuar que, apesar do formato mais vertical de sua carroceria, a altura em relação ao solo ligeiramente maior (como é possível notar pelo vão pronunciado das caixas de rodas) e os apliques plásticos na carroceria para reforçar a ideia de robustez, a Citroën não irá pelo caminho de tentar vender o C3 como um SUV, reforçando o posicionamento de que a novidade será, sim, um hatch pequeno.
Dentro do projeto C-Cubed, no qual o novo C3 está inserido e vínhamos noticiando aqui no AUTOO há um bom tempo, ainda estão previstos outros dois modelos da Citroën para nosso mercado, um com estreia programada para 2023 e outro com o lançamento agendado para 2024.
A nova família será vital para resgatar bons números de venda e participação de mercado para a Citroën. Com desenvolvimento em grande parte realizado na Índia, o programa C-Cubed contempla veículos nascidos para mercados emergentes, com um cuidado superior na questão do custo-benefício. Logo, podemos esperar por novidades bem interessantes da Citroën para o Brasil.
Se você considera a aquisição, em breve, de um hatch acessível, vale a pena aguardar até o primeiro trimestre de 2022 para a estreia do novo Citroën C3 nacional, uma vez que a receita da novidade promete mexer com a categoria. Vamos acompanhar de perto!