Às vésperas de novo HR-V chegar às lojas, Honda cai para 10º lugar no ranking de vendas
Marca japonesa tem dependido apenas da família City enquanto espera nova geração do SUV estrear
A Honda vive um momento raro no Brasil. A marca japonesa, conhecida pela clientela fiel, amargou apenas a 10ª posição em vendas em junho, com 4 mil veículos emplacados.
O resultado do mês passado não surpreende ao se constatar que a fabricante depende apenas de dois modelos, o novo City sedã e o inédito City hatchback, que tomou o lugar do versátil Fit.
Veículo consagrado da marca, o sedã Civic nacional deu adeus, à espera da versão importada, que não deve compensar a perda de emplacamentos.
Mas é o SUV HR-V que tem feito falta nas lojas da Honda. Em meio à uma transição de gerações, o modelo só deve voltar a ser vendido em agosto, inicialmente nas versões com motor 1.5 aspirado – o HR-V turbo só desembarcará em outubro.
A importância do utilitário esportivo é indiscutível: a essa altura em 2021, ele já havia emplacado quase 19 mil unidades enquanto em 2022 o estoque do modelo foi suficiente para apenas 3,2 mil veículos vendidos.
VEJA TAMBÉM:
O City, embora um carro bastante evoluído, ainda não se traduziu em aumento de volume de vendas se comparado à soma de Civic e do velho City no primeiro semestre de 2021. Foram 12.325 unidades contra 12.330 no ano passado.
O City hatchback, por sua vez, já obteve 7,3 mil emplacamentos mesmo tendo sido lançado em março, e já supera com boa margem o Fit.
Falta à Honda, no entanto, um substituto do WR-V, o “Fit crossover”, que havia emplacado 5 mil carros no primeiro semestre do ano passado.
Volkswagen é vice-líder
Após um início de ano ruim, a Volks continua a galgar degraus e no mês passado foi a vice-líder em vendas, superando a Chevrolet, com 25 mil unidades comercializadas.
Gol quase rouba liderança da Strada
Os destaques da Volks em junho foram o T-Cross, SUV mais vendido do país, e o Gol, que voltou a ter um volume bem alto de emplacamentos. Com 9.435 unidades, ele quase superou a picape Strada, que teve 9.840 exemplares vendidos.
Pulse à frente do Argo
Ponto de partida do crossover Pulse, o hatch Argo já vende menos que a “criatura” a que deu origem. No acumula do primeiro semestre, o Pulse teve 24 mil emplacamentos, comparado aos 22,1 mil do hatchback.
Veja outras colunas
Em apuros, Nissan corta empregos e vende participação na Mitsubishi
13/11/2024 07h30Fabricante japonesa, no entanto, viu ações subirem nesta semana após fundo de investimento adquirir ações da empresa
Carros elétricos crescem no Brasil, mas mercado é quase 60 vezes menor que nos EUA
12/11/2024 12h20Pouco mais de 6 mil veículos a bateria foram emplacados em outubro enquanto norte-americanos compraram quase 350 mil unidades em setembro
Stellantis usa tática 'Verstappen' e Compass segue à frente do Corolla Cross nas vendas
08/11/2024 12h34Jeep sacou emplacamentos de última hora, interrompendo aproximação do Toyota, que poderia assumir a liderança em 2024