As versões de carros mais vendidas do Brasil
Onix Joy e Ka SE 1.0 são as preferidas do público, mas quem é a mina de ouro do mercado brasileiro é o Jeep Compass. Veja nossa análise exclusiva
Quem acompanha o Autoo todos os meses sabe de cor qual é o carro mais vendido do Brasil. Sim, o Onix, da Chevrolet, sobra na liderança, mas apontá-lo como o preferido do público é algo impreciso. A razão? Com tantas versões à venda, o hatch da Chevrolet deve seu sucesso a uma estratégia diferente de outras marcas, no caso a versão Joy.
É ela a líder do mercado nacional, mas sua vantagem em relação ao Ka SE, da Ford, é pequena, como veremos a seguir. Autoo realizou um levantamento exclusivo em que somou os emplacamentos de três meses (novembro e dezembro de 2017 com janeiro de 2018) para mostrar um panorama interessante e inédito das vendas de veículos no Brasil.
A primeira constatação é que não basta custar pouco para vender. Modelos como o Up, da Volkswagen, ou mesmo o Kwid, da Renault, estão entre os mais acessíveis e nem fazem sombra ao Onix e Ka. E não custa lembrar que todos eles são oferecidos em vendas diretas para empresas como as que povoam as ruas com seus veículos de manutenção de telefonia com suas inconfundíveis escadas no teto.
É um cenário curioso. Pegue-se o exemplo da Volkswagen. A marca que já dominou as vendas no país hoje sofre por não conseguir ter um produto de vendas altas e ticket médio elevado. Reparem no gráfico publicado aqui. Os logos da VW estão no canto inferior esquerdo dele, o que é um mau sinal. Significa que seus carros mais vendidos custam pouco e não emplacam tanto assim. O melhor colocado, quem diria, é o Gol Trendline 1.0 que acumulou 9,5 mil unidades vendidas. Nem o Polo conseguiu virar o jogo por enquanto, algo que a Fiat começou a fazer.
Uma das marcas que mais perderam vendas no país, a Fiat se salva por conta de duas picapes. A Toro Freedom flex é a mais vendida do modelo mesmo custando mais de R$ 100 mil. E a veterana Strada ainda acumula uma boa demanda sem perder com isso uma média alta de preço. Duas versões dela constam desse levantamento com os 40 mais vendidos do país.
Compasso perfeito
O trocadilho é fraco, mas as vendas do Compass, não. O SUV da Jeep é, de longe, o melhor caso de sucesso recente no Brasil. Na linha imaginária mostrada no gráfico ele é um dos poucos a cruzá-la e com duas versões, amboas Longitude, flex e diesel. Isso deve ser entendido da seguinte maneira: a Jeep ganha muito dinheiro com o Compass: ele vende muito e custa mais ainda, gerando uma receita sem igual no mercado.
O levantamento também confirma uma impressão já comumente citada, a de que os SUVs dão muito dinheiro. Basta constatar a quantidade de bolinhas verdes do gráfico, que se referem aos utilitários esportivos, todos elas muito perto da “linha da perfeição” – a exceção é o Creta Attitude CVT, voltado para PCD e que por isso custa na tabela R$ 69.990.
É dos modelos de entrada que o povo gosta
O fenômeno dos valores invertidos é confirmado por esses dados, mas nas camadas mais altas do mercado. Explicamos: versões mais equipadas fazem mais sucesso que as básicas. Mas isso não é regra como vemos na Toro, cuja versão de entrada responde por 44% das vendas, ou do Argo, em que as versões Drive têm 73% da preferência dos clientes. Já no HR-V, a versão EX domina com quase metade das vendas enquanto no Corolla o XEi representa 46% das vendas.
Na parte debaixo da tabela, no entanto, persiste o custo-benefício como vimos com o Onix Joy. Só ele tem uma participação de 40% nas vendas do modelo, mas o hatch da Chevrolet vende bem em outras versões também, coisa que falta ao rival da Ford e também ao HB20, o 3º colocado da lista.
Depois do Joy, quem mais chama a atenção do público é o Onix LT 1.0 com 21% das vendas e 4ª posição da nossa lista. O terceiro Onix mais vendido já inverte essa lógica: é o Activ automático, o mais caro da linha, com 10% das vendas.
A prova de que o bolso do brasileiro continua curto é que das 10 versões mais vendidas nada menos que sete custam menos de R$ 50 mil. As exceções, é claro, são o Corolla XEi (R$ 104,9 mil) e o Compass Longitude flex (R$ 119 mil). Para a alegria da Toyota e da Jeep.
Posição | Marca | Modelo | Versão | Motor | Combustível | Câmbio | Preço | Vendas | Participação |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | Chevrolet | Onix | Joy | 1.0 | flex | manual | R$ 42.990,00 | 20794 | 40% |
2 | Ford | Ka | SE | 1.0 | flex | manual | R$ 45.990,00 | 18793 | 76% |
3 | Hyundai | HB20 | Comfort | 1.0 | flex | manual | R$ 43.660,00 | 16912 | 68% |
4 | Chevrolet | Onix | LT | 1.0 | flex | manual | R$ 47.590,00 | 11118 | 21% |
5 | Fiat | Strada | Hard Working Cabine simples | 1.4 | flex | manual | R$ 54.690,00 | 9626 | 55% |
6 | Volkswagen | Gol | Trendline | 1.0 | flex | manual | R$ 43.840,00 | 9509 | 52% |
7 | Fiat | Mobi | Like | 1.0 | flex | manual | R$ 42.590,00 | 8005 | 55% |
8 | Toyota | Corolla | XEi | 2.0 | flex | CVT | R$ 104.850,00 | 7627 | 46% |
9 | Fiat | Argo | Drive | 1.0 | flex | manual | R$ 47.790,00 | 7037 | 45% |
10 | Jeep | Compass | Longitude | 2.0 | flex | automático | R$ 118.990,00 | 6422 | 45% |
11 | Honda | HR-V | EX | 1.8 | flex | CVT | R$ 94.600,00 | 5741 | 47% |
12 | Volkswagen | Voyage | Trendline | 1.6 | flex | manual | R$ 54.690,00 | 5700 | 60% |
13 | Chevrolet | Prisma | Joy | 1.0 | flex | manual | R$ 47.490,00 | 5543 | 31% |
14 | Fiat | Toro | Freedom | 1.8 | flex | automático | R$ 102.990,00 | 5315 | 44% |
15 | Volkswagen | Gol | Trendline | 1.6 | flex | manual | R$ 49.350,00 | 5255 | 29% |
16 | Renault | Kwid | Zen | 1.0 | flex | manual | R$ 36.740,00 | 5179 | 67% |
17 | Chevrolet | Onix | Activ | 1.4 | flex | automático | R$ 66.890,00 | 4964 | 10% |
8 | Renault | Sandero | Authentique | 1.0 | flex | manual | R$ 44.050,00 | 4681 | 45% |
19 | Fiat | Strada | Hard Working Cabine dupla | 1.4 | flex | manual | R$ 65.990,00 | 4646 | 26% |
20 | Toyota | Corolla | Gli | 1.8 | flex | CVT | R$ 92.690,00 | 4488 | 27% |
21 | Volkswagen | Polo | 1.0 | flex | manual | R$ 49.990,00 | 4332 | 28% | |
22 | Fiat | Argo | Drive | 1.3 | flex | manual | R$ 54.990,00 | 4292 | 28% |
23 | Volkswagen | Saveiro | Robust Cabine simples | 1.6 | flex | manual | R$ 48.390,00 | 4020 | 40% |
24 | Volkswagen | Polo | Comfortline | 1.0 | flex | automático | R$ 67.150,00 | 3998 | 26% |
25 | Honda | Fit | LX | 1.5 | flex | CVT | R$ 70.100,00 | 3996 | 61% |
26 | Hyundai | Creta | Prestige | 2.0 | flex | automático | R$ 102.580,00 | 3962 | 33% |
27 | Nissan | Kicks | SV | 1.6 | flex | CVT | R$ 87.490,00 | 3938 | 36% |
28 | Nissan | Kicks | SL | 1.6 | flex | CVT | R$ 96.490,00 | 3900 | 35% |
29 | Toyota | Etios | X | 1.3 | flex | automático | R$ 53.440,00 | 3759 | 36% |
30 | Chevrolet | Onix | LT | 1.4 | flex | manual | R$ 52.790,00 | 3751 | 7% |
31 | Volkswagen | Polo | MSI | 1.6 | flex | manual | R$ 56.090,00 | 3705 | 24% |
32 | Chevrolet | Onix | LTZ | 1.4 | flex | manual | R$ 58.390,00 | 3690 | 7% |
33 | Ford | Ka+ | SE | 1.5 | flex | manual | R$ 53.750,00 | 3634 | 52% |
34 | Chevrolet | Tracker | Premier | 1.4 | flex | automático | R$ 98.790,00 | 3506 | 63% |
35 | Chevrolet | Prisma | LTZ | 1.4 | flex | automático | R$ 69.340,00 | 3421 | 19% |
36 | Jeep | Compass | Longitude | 2.0 | diesel | automático | R$ 146.490,00 | 3421 | 24% |
37 | Volkswagen | Up | Take | 1.0 | flex | manual | R$ 38.740,00 | 3373 | 46% |
38 | Hyundai | Creta | Attitude | 1.6 | flex | automático | R$ 69.990,00 | 3326 | 27% |
39 | Volkswagen | Voyage | Comfortline | 1.6 | flex | manual | R$ 56.300,00 | 2824 | 30% |
40 | Hyundai | HB20S | Comfort | 1.0 | flex | manual | R$ 50.990,00 | 2777 | 31% |