Arrizo 5 oferece porte de sedã médio, preço de compacto e motor turbo
Modelo será o segundo carro montado no Brasil pela CAOA Chery
A CAOA Chery revelou na última segunda-feira (22) mais um passo em sua estratégia de aprimoramento de suas operações no Brasil.
A fabricante, que conta com controle acionário brasileiro, mostrou à imprensa especializada as primeiras unidades e mais informações do Arrizo 5, sedã que passa a ser montado em Jacareí (SP), mesma unidade que também responde pela fabricação do Tiggo 2 e do QQ.
Apesar da “fúria” dos consumidores não só no Brasil bem como ao redor do mundo por SUVs, a CAOA Chery ainda vê um bom espaço para os modelos três volumes em nosso mercado. Atualmente, os sedãs contam com uma participação de 21,9% em tudo o que se vende no universo de automóveis e comerciais leves no país, um número ainda bem relevante.
De qualquer forma, é sempre bom lembrar, a CAOA Chery já confirmou a montagem no Brasil dos SUVs Tiggo 4 e Tiggo 7, que serão os destaques da marca ao lado do Arrizo 5 no Salão de São Paulo.
Voltando ao sedã, para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo e buscar maior participação no mercado, a estratégia da CAOA Chery para o Arrizo 5 brasileiro foi manter-se fiel à premissa do bom custo-benefício que sempre permeou os carros de origem chinesa.
Com isso, o Arrizo 5 traz uma receita bem próxima ao que hoje encontramos no Volkswagen Virtus, por exemplo. Ela pode ser traduzida em conceber um sedã com precificação de modelo compacto, porém com dimensões próximas às de um sedã médio.
O Arrizo 5, apenas como comparação, conta com 4,53 m de comprimento e 2,65 m de entre-eixos, números equivalentes aos do Virtus (4,48 m e 2,65 m, respectivamente) e que aproximam os dois produtos de um Toyota Corolla, sedã médio mais vendido do Brasil. O modelo japonês conta com 4,62 m de um para-choque a outro e tem 2,70 m de entre-eixos.
O porta-malas de 430 litros do Arrizo 5 é aceitável para a categoria, ficando próximo do Corolla (470 litros), mas longe dos 521 litros do Virtus.
Só que a grande sacada do Arrizo 5 (assim como o Virtus), reside no preço. A CAOA Chery até o momento não bateu o martelo nos valores do Arrizo 5 nacional, mas estima que a versão de entrada RX chegará aos showrooms das concesssionárias em novembro por cerca de R$ 69.000. Por esse valor ele traz de série os controles de tração e estabilidade, rodas de liga leve aro 16”, central multimídia, luz diurna de LED, piloto automático, direção elétrica, chave presencial, sensor de estacionamento, freio a disco nas 4 rodas, sistema de fixação Isofix para cadeirinhas, entre outros itens. É um pacote bem interessante considerando o valor.
A opção mais cara, no caso a RXT (R$ 79.000), acrescenta as rodas de liga leve aro 17”, teto solar, interior com revestimento de couro, airbags laterais e moldura cromada ao redor dos vidros.
Um grande apelo do Arrizo 5 reside no conjunto mecânico. O sedã terá um conjunto único para as duas versões, que utiliza um motor 1.5 turbo flex e câmbio automático CVT com opção de trocas sequencias. O propulsor entrega até 150 cv e 19,4 kgfm de torque com etanol. A CAOA Chery não descarta a oferta de uma versão com apelo mais esportivo do Arrizo 5 no futuro, o que permitiria a fabricante adotar uma calibração mais arrojada.
Ainda não tivemos a oportunidade de avaliar como o Arrizo 5 se comporta ao volante, uma vez que a apresentação foi estática, mas os números prometem desempenho e consumo promissores.
A CAOA Chery dará 3 anos de garantia integral ao Arrizo 5, sendo que motor e câmbio são cobertos por 5 anos, mesmo esquema adotado para o Tiggo 2. O sedã terá apenas 4 opções de cores: as sólidas branca e preta e as metálicas prata e marrom.
A nova fabricante nacional espera encerrar 2018 com mais de 100 concessionárias no país, bem como ir ampliando gradativamente o índice de nacionalização de seus modelos, hoje na casa de 20%. A perspectiva da CAOA Chery é encerrar este ano com 10.000 unidades vendidas, um bom aumento em relação às 3.734 de 2017. Para 2019, com uma linha mais completa, a CAOA Chery espera alcançar 34.000 carros vendidos no Brasil.