''Argo SUV'', Projeto 363 da Fiat é confirmado para o segundo semestre
Marca revelou que inédito crossover será lançado na Argentina no quatro trimestre, indicando que Brasil deve recebê-lo um pouco antes
A FCA (Stellantis) confirmou nesta segunda-feira (25) que o "Projeto 363", um inédito SUV baseado na plataforma do hatch Argo, será lançado na Argentina no 4º trimestre de 2021. A informação foi compartilhada pela marca em evento de imprensa no país vizinho.
O modelo, que está sendo desenvolvido como um crossover semelhante ao VW Nivus, já havia sido anunciado pela montadora, porém, sem a referência à sua identificação interna. Como o SUV compacto será produzido em Betim (MG), a Fiat o lançará no Brasil meses antes - de acordo com o Autos Segredos, isso deve ocorrer em agosto.
O "Projeto 363" foi revelado por um slide que a FCA apresentou aos jornalistas argentinos, onde aparecem os lançamentos confirmados para 2021. No cronograma, o SUV chegará ao mercado pouco depois da picape Toro reestilizada e o novo Fiat 500. A imagem também traz o futuro SUV de 7 lugares da Jeep, derivado do Compass e que está em desenvolvimento final. Em nosso vizinho, o inédito modelo, que responde pelo codinome "Projeto 598", começará a ser vendido em dezembro, ao que tudo indica.
A Fiat havia anunciado no ano passado que fará uma ofensiva de SUVs na região nos próximos anos. Além do "Argo SUV", a marca também planeja um utilitário esportivo ligeiramente maior e baseado no conceito "Fastback", que tem semelhanças com a Toro. Esse modelo, no entanto, só deve chegar às concessionárias em 2022.
Segundo relatos, o "Projeto 363" deve aproveitar componentes do Argo a fim de reduzir custos de produção. Como várias outras marcas, a Fiat está reduzindo a dependência de hatches e sedãs compactos diante da queda na demanda por esses modelos. O futuro crossover deve se tornar a porta de entrada para seu portfólio de veículos com estilo "aventureiro", embora isso não envolva qualquer característica off-road.
Estes devem ser possivelmente os últimos produtos desenvolvidos sem nenhum tipo de influência da recém anunciada Stellantis, grupo que uniu a Fiat Chrysler à Peugeot Citroën. A nova empresa, que é a 4ª maior fabricante de veículos do mundo, deve se concentrar nos próximos anos em reduzir custos e compartilhar plataformas em seus futuros projetos.
Nesse cenário, não será absurdo imaginar que os atuais modelos de ambas possam acabar ganhando versões com leves adaptações visuais para ampliar a gama de produtos. Algo que a PSA fez quando adquiriu a Opel/Vauxhall da General Motors. Não demorou para que veículos como o Peugeot 208, 2008 e 3008 ganhassem contrapartidas com estilo da marca alemã e sua irmã britânica.