Argo e Cronos 1.3 trocam o câmbio automatizado pelo automático em 2020
Fiat passará a utilizar câmbio automático nas versões 1.3 de Argo e Cronos, antecipa site
Ao que tudo indica, a Fiat vai aos poucos deixando de utilizar sua transmissão automatizada GSR, uma evolução da caixa Dualogic lançada em 2008 no Stilo.
De acordo com informações apuradas pelo site Autos Segredos, a montadora italiana vai substituir a transmissão GSR presente nas versões 1.3 de Argo e Cronos pela caixa automática de 6 marchas. Esse câmbio já figura atualmente nas opções 1.8 16V dos dois modelos.
Segundo o site, a migração da caixa automatizada GSR para a automática de 6 marchas deverá ocorrer em 2020 e a medida certamente deixará o Argo e o Cronos 1.3 com maior apelo frente aos concorrentes diretos. Os câmbios automatizados não foram bem aceitos no Brasil em especial pela falta de suavidade na operação. A Fiat, entretanto, foi uma das marcas que mais apostaram nesse tipo de transmissão e realizou um bom trabalho ao longo dos anos, porém a maioria dos modelos que utilizam essa caixa já realizaram a migração para câmbios automáticos convencionais. Um caso recente foi o Volkswagen Gol e o sedã Voyage, que a partir da linha 2019 ganharam uma opção automática e não são mais oferecidos com a transmissão ASG.
Ainda de acordo com o Autos Segredos, a transmissão automática deverá estrear primeiro no Argo 1.3 e a mudança no câmbio será acompanhada de um facelift para o hatch compacto. O mesmo deverá ocorrer com o Cronos logo depois.
Como já foi adiantado pelo novo presidente da FCA para nossa região, a empresa também prepara uma melhora nos motores que impulsionam a gama nacional da Fiat Chrysler. Uma dessas evoluções será a estreia dos propulsores 1.0 e 1.3 da família Firefly, os mesmo que já equipam a gama Argo e Cronos, porém com turbo para entregar bem mais potência e torque, melhorando a eficiência do propulsor. As novidades deverão chegar ao mercado a partir da próxima década para as linhas Fiat e Jeep.