Ar-condicionado é o item mais desejado nos carros; interesse por GNV cai
Segundo pesquisa, travamento central e vidros dianteiros elétricos também ocupam a preferência dos brasileiros
A Mobiauto, marketplace do setor automotivo, divulgou nesta sexta-feira (24) uma interessante pesquisa sobre os itens que dominam a preferência do público brasileiro na hora de escolher um automóvel.
Para tanto, a empresa monitorou os “filtros” mais utilizados pelos usuários no momento em que eles buscavam o carro de sua preferência.
“O levantamento considerou o interesse de compra em julho de 2022 e, posteriormente, em janeiro deste ano. Os pesquisadores da área de Estatísticas da Mobiauto calcularam, além dos percentuais de cada item, a variação nesses últimos seis meses, apontando uma notável tendência de vendas nos próximos tempos”, explica a empresa.
Em primeiro lugar na lista dos itens mais desejados pelos consumidores figurou o ar-condicionado, presente em 27,3% das pesquisas em janeiro deste ano.
Logo em seguida ficaram os vidros elétricos dianteiros (presente em 13,9% das pesquisas em janeiro deste ano), travas elétricas (12,8%) e a direção hidráulica (10,6%).
Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter
Na outra ponta, o “kit GNV” e a tomada 12V perderam participação na procura por parte do público.
“O GNV sofreu uma escalada de preços durante o ano de 2022 e começou a cair só no final do ano, mas não o suficiente para reverter o desinteresse do comprador por modelos abastecidos por esse combustível. Em fevereiro deste ano, a Petrobras promoveu nova queda de 11% no preço do GNV, tornando-o novamente competitivo. Ou seja: o comprador de carro usado afastou-se desse item... mas aposto que o interesse será retomado em breve”, analisa Sant Clair Castro Jr., consultor automotivo e CEO da Mobiauto.
“Já a tomada 12V perdeu força por motivos óbvios: em um mercado que vende ‘smartphones sobre rodas’, com carros que trazem sistemas multimídia cada vez mais completos e com tomadas USB em abundância, a boa e velha tomada 12V perdeu apelo”, conclui a Mobiauto.