Devo tentar um bom desconto ou espero os novos Compass e Toro 2022?
Modelos importantes de Jeep e Fiat vão estrear aprimoramentos em breve
Como você acompanhou ontem aqui no AUTOO, torna-se cada vez mais próxima a estreia dos novos Jeep Compass e Fiat Toro em suas respectivas linhas 2022. Com isso, é natural que as duas marcas apostem em promoções para esgotar as unidades 2021 que restam nas concessionárias, bem como as revendas poderão oferecer algumas vantagens aos clientes que optarem pelos modelos atuais. Mas é claro que surge a dúvida: se o preço for interessante, vale a pena optar pela Toro ou o Compass hoje nas revendas ou é melhor esperar pela atualização que a dupla receberá nos próximos meses?
Claro que as informações oficiais sobre as duas novidades ainda são incipientes, contudo a Jeep anunciou que a pré-venda do Compass 2022 terá início na próxima segunda-feira (5), quando pelo menos o valor da nova Série Especial 80 Anos será conhecido. Contudo, ao longo das últimas semanas, muitos detalhes sobre a atualização da dupla acabaram sendo conhecidos, em especial com a apresentação do novo Compass em mercados como China e Índia.
No caso do Jeep, em especial se você considera a aquisição de uma versão flex, talvez seja prudente aguardar a linha 2022. Uma grande evolução mecânica que deverá figurar no Compass 2022 reside na introdução do novo motor 1.3 turbo com injeção direta. Ele certamente vai conferir ao Jeep nível de desempenho bem mais convincente em relação ao atual 2.0 Tigershark aspirado com a vantagem de um consumo - assim esperamos - até menor. As versões 2.0 turbodiesel, por sua vez, vão preservar o propulsor atual, mas a unidade deverá receber aprimoramentos para entregar mais potência (migrando para a casa dos 200 cv) e poluir menos, inclusive demandando o abastecimento suplementar com Arla 32.
Externamente, o Compass 2022 terá evoluções estéticas muito pontuais, portanto isso estaria longe de ser um critério decisivo entre optar pelo modelo atual ou o com a atualização de meio-ciclo. Entretanto, o SUV médio contará com um bom pacote de melhorias na parte interna. Como é possível notar nos mercados onde o novo Compass foi revelado, o painel, volante e console central foram completamente revistos. Pelas imagens, de fato a cabine parece ter se tornado mais refinada, elevando ainda mais o já bom nível de acabamento que os modelos da Jeep entregam no Brasil.
Um ponto importante ainda sobre a parte interna do novo Compass vai para a presença de uma central multimídia bem mais aprimorada, que oferecerá serviços de telemática e Wi-Fi embarcado, o que pode ser uma conveniência interessante para as famílias. As versões mais caras do Jeep também deverão ganhar o reforço de novos equipamentos de segurança, conforto e conveniência, como é o caso do sistema de câmeras 360º. Hoje o Compass nacional já é o carro nacional com maior nível de eletrônica e assistentes de condução.
Em resumo, no caso do Jeep Compass, só valeria a pena você optar por alguma unidade atual do modelo caso não faça tanta questão dos ganhos em conectividade que o SUV vai trazer com sua nova central multimídia. Além disso, se você não é um usuário muito intenso do automóvel, ou seja, não precisa percorrer longas distâncias, aí sim o Compass 2.0 flex oferece um nível aceitável em termos de consumo. Caso você rode bastante com o veículo, até mesmo em rodovias, certamente seria mais indicado aguardar pela opção 1.3 turbo por conta da eficiência superior. No caso das opções diesel, como o Compass atual nessas configurações já é muito bem resolvido, não haveria problema em adquirir o SUV atual se a negociação for vantajosa. Com o início da pré-venda neste mês, é provável que o Compass 2022 chegue de forma plena ao mercado nacional a partir de maio.
Muito do que foi ponderado aqui para o novo Jeep Compass também pode ser aplicado à Toro 2022.
Em um flagra que ganhou a internet na última quarta-feira, já foi possível ver plenamente a principal mudança externa da picape, no caso a dianteira reformulada e agora ostentando o novo logotipo da marca. O estilo geral foi preservado, com o conjunto óptico dividido e linhas robustas para o para-choque e a nova grade dianteira.
Assim como no Compass 2022, o facelift da Fiat Toro vai contemplar melhorias também na cabine, possivelmente tendo como um dos destaques uma central multimídia com tela vertical como ocorre nas picapes da linha Ram. O aparelho também deverá trazer os recursos de serviços conectados que se tornarão comuns aos modelos da gama Stellantis.
Em termos mecânicos, a Fiat também deverá trazer para a Toro 2022 o mesmo propulsor 1.3 turbo da família GSE produzido em Betim (MG), assim como as opções 2.0 turbodiesel receberão as mesmas melhorias técnicas relatadas para o Compass.
Informações de bastidores dão conta de que a Fiat poderá preservar a motorização 1.8 flex atual nos catálogos de entrada da Toro, uma opção para manter o preço da picape competitivo. Se ela for a configuração que você estava de olho, então seria indiferente comprar o modelo em sua linha atual. Como dissemos no caso do Compass, se você se desloca com mais intensidade, o investimento na futura opção turbo flex da Toro 2022 seria algo interessante.
Em resumo, como o Jeep Compass e a Fiat Toro vão passar por mais do que uma simples mudança de ano/modelo, trazendo também novidades importantes em termos mecânicos e no nível de equipamentos, é interessante você ponderar todos esses atributos em relação ao seu perfil de uso. Se você não é tão ligado em recursos de tecnologia ou conectividade, desejando apenas o “básico”, os dois modelos em suas presentes interações cumprem bem essa função. Já se você faz um uso intenso do carro em termos de distância percorrida, valoriza a eficiência e tecnologia, então é mais prudente aguardar a linha 2022 de Toro e Compass em especial pelas evoluções que ambos vão trazer sob o capô. Assim como o Compass, a Toro 2022 também deverá chegar ao mercado no trimestre recém-iniciado.