Após vexame, Toyota volta a produzir o elétrico bZ4X
Fabricante japonesa teve que lançar um recall do seu primeiro SUV 100% elétrico dois meses após iniciar as vendas
Quatro meses após ser obrigada a publicar um recall do seu inédito SUV elétrico bZ4X, a Toyota anunciou ter conseguido corrigir o problema que fazia com que as rodas do modelo se soltassem. A empresa afirmou ter retomado a produção e que o carro voltará a ser vendido no Japão no dia 26.
Os EUA, um dos principais mercados para o bZ4X, deve ser o próximo, mas Masahiko Maeda, diretor de tecnologia da Toyota, não quis prever uma data exata.
O vexame ocorreu em junho, apenas dois meses após o início das vendas do SUV, que marca a estreia da Toyota no mercado de veículos puramente movidos a bateria. Até aqui, a montadora tem optado por investir em híbridos, onde domina há muitos anos.
Na época, o Departamento de Transportes do Japão emitiu um alerta afirmando que o carro poderia perder um parafuso do cubo das rodas em curvas fechadas e frenagens repentinas.O problema afetou 2.700 unidades do bZ4X e 1.600 Solterra, segundo as empresas.
Parte da nova família bZ, de elétricos, o bZ4X utiliza a plataforma e-TNGA, também compartilhada com a Subaru. Aliás, a marca parceira também voltará a vender o Solterra, uma versão com seu logo do SUV.
70 modelos eletrificados até 2025
“É constrangedor dizer que fizemos várias avaliações, mas não conseguimos detectar esse problema porque não conduzimos as avaliações com base na premissa de que a qualidade das rodas seria tão ruim no processo de avaliação”, disse Maeda.
Além de suspender as vendas por um longo tempo, a situação também fez crescer as dúvidas sobre o comprometimento da Toyota com veículos movidos apenas a bateria.
Quando mostrou o bZ4X, a Toyota prometeu lançar 70 modelos eletrificados até 2025. Destes, serão 15 totalmente elétricos, sendo que sete deles utilizarão a nova nomenclatura bZ da marca.