Após SUV 7 lugares, BYD lança sedã elétrico de R$ 539 mil no país
Han EV começará a ser vendido no Brasil a partir do segundo semestre
Avançando em sua estratégia de consolidação de sua linha de automóveis de passeio no Brasil, a chinesa BYD apresentou nesta semana o Han EV, sedã elétrico que se torna o segundo carro da marca no país ao lado do SUV 7 lugares elétrico Tan EV.
Com design arrojado, que remete aos modelos da norte-americana Tesla, o Han EV conta com uma bateria de 76,9 kWh, suficiente para conferir ao sedã uma autonomia na faixa de 500 km de acordo com o padrão NEDC.
De acordo com a BYD, em um sistema de carregamento rápido é possível efetuar a recarga de 30% a 80% da bateria em 25 minutos, sendo que, com apenas 10 minutos de recarga, já é possível obter uma autonomia de até 135 km para o sedã.
Merece destaque o conjunto propulsor do Han EV, composto por dois motores elétricos que entregam uma potência combinada de 494 cv e torque máximo de 69,3 kgfm.
Alto desempenho
Como os motores são posicionados um em cada eixo, o Han EV oferece ainda o diferencial da tração integral. De acordo com dados da BYD, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em notáveis 3,9 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 186 km/h.
A fabricante pontua ainda que o Han EV torna-se o primeiro modelo elétrico no mundo a contar com um módulo de controle de motor MOSFET (Metal Oxide Semiconductor Field Effect Transistor). O componente destaca-se por fornecer baixa corrente e baixa tensão de resistência em dispositivos de energia que exigem comutação de alta velocidade.
Com preço público sugerido de R$ 539.990, o Han EV traz ainda um robusto pacote de equipamentos de série, no qual se destacam a central multimídia com tela de 15,6” com rotação elétrica e a tecnologia NFC para abertura das portas e partida do veículo.
O sedã conta ainda com piloto automático adaptativo, monitoramento de pontos cegos, assistente de permanência em faixa, 9 airbags, sistema de câmeras 360º, entre outros.
Com mais de 5 metros de comprimento, o Han EV conta com porta-malas para 410 litros e traz mecanismo de abertura elétrica com sensor de movimento.
Chama a atenção no modelo o inusitado Sistema de Detecção para Abertura de Portas (DOW), que monitora as condições traseiras do veículo e dá sinais de alerta sobre pontos cegos aos passageiros, evitando acidentes durante a abertura das portas.
As vendas do Han EV terão início pleno a partir do segundo semestre deste ano e o modelo será importado nas cores preto, azul, vermelho, branco e cinza. O sedã terá garantia integral de 5 anos, sendo que a bateria tem cobertura até completar 8 anos de uso.
Histórico da BYD
Empresa que atua no Brasil desde 2012, a BYD começou a produzir em Campinas (SP) chassis para ônibus elétricos em 2015. Hoje, no local são produzidos os ônibus padron (13 m) de piso alto (D9A), piso baixo (D9W), fretamento (D9F) e articulados (22 m) piso alto e piso baixo (D11A e D11B), que ganham carrocerias feitas por parceiros locais.
Em 2017, a empresa inaugurou sua segunda fábrica, também em Campinas, para a produção de módulos fotovoltaicos, posicionando a BYD Energy do Brasil como a maior fabricante no país desse tipo de produto.
No dia 19 deste mês, a companhia inaugurou mais uma linha de produção de módulos fotovoltaicos na mesma fábrica do interior paulista, a qual permitirá elevar o nível de automação e tecnologia nos processos fabris, agregando também mais tecnologias aos produtos, tais como Multi-busbar, half-cell, 1/3 cut cell, micro-gap e negative-gap.