Após fusão, modelos Fiat deverão usar plataforma Peugeot

Com a parceria entre PSA e FCA, cerca de dois terços de todos os carros do novo grupo serão feitos com plataformas da francesa
Acima a geração mais recente do Opel Corsa

Acima a geração mais recente do Opel Corsa | Imagem: Divulgação

Após anunciar a efetivação da fusão, o Grupo PSA (Peugeot-Citroën) e o Grupo FCA (Fiat-Chrysler) já podem ter traçado o futuro da nova companhia que deve dar origem ao quarto maior conglomerado automotivo do mundo.

Segundo informações do Automotive News Europe, as empresas já estariam traçando as estratégias de curto, médio e longo prazos para a nova companhia. A maior mudança, de acordo com a publicação, é que o novo grupo deve alterar a produção dos veículos de passageiros da FCA, deixando de usar plataformas Fiat-Chrysler e adotar as usadas hoje pela Peugeot-Citroën.

A meta seria de que dois terços de todos os carros de passeio da FCA utilizem as plataformas PSA. Uma delas é a CMP, voltada para o uso em veículos compactos e utilizada pela nova geração do Peugeot 208, que deve chegar ao Brasil no próximo ano. Assim, um futuro Fiat Argo poderia ser feito com tal estrutura da Peugeot-Citroën.

A outra plataforma da PSA que deverá ser utilizada em larga escala pela Fiat-Chrysler será a EMP2, atualmente usada pelo Peugeot 3008. Ela é feita para acomodar modelos de porte médio e grande, podendo até mesmo influenciar novas gerações de veículos como o Jeep Compass.

Segundo a Automotive News Europe, a vantagem para os modelos da FCA em utilizar as plataformas já prontas da PSA é que, além de mais modernas e atualizadas, já foram feitas pensando em prover alta flexibilidade. Como ocorre em modelos como o Opel Corsa, a mesma plataforma pode acomodar propulsores a gasolina ou diesel, além de não exigirem alterações para adotar propulsão híbrida ou 100% elétrica, como já ocorre na Europa com o eCorsa.

Fiat Argo 2019
Próxima geração do Fiat Argo, por exemplo, pode ser beneficiada por plataformas da PSA
Imagem: Divulgação

Thiago Moreno

Thiago é jornalista do setor automobilístico desde 2008 e possui pós-graduação em Gestão Automotiva