Após fusão com PSA, FCA deverá ter 30 novos veículos eletrificados
Depois de anunciar sinergias e que nenhuma marca de nenhum dos dois grupos morrerá, Fiat-Chrysler mira o futuro
O grupo Fiat-Chrysler (FCA) está trabalhando para simplificar o processo global de desenvolvimento de produtos. Segundo o site Autoblog, trata-se de uma tentativa de trazer modelos novos ou atualizados para as as lojas mais rapidamente, refletindo os grandes avanços tecnológicos provocados pelo advento de veículos elétricos, carros autônomos e regulamentações de segurança cada vez mais exigentes.
A FCA anunciou recentemente planos para nivelar sua estrutura corporativa de desenvolvimento de produtos para reduzir a complexidade, acelerar a tomada de decisões e levar os produtos ao mercado mais rapidamente. O diretor de tecnologia da FCA, Harald Wester, que também é presidente-executivo da Maserati, supervisionará a unidade de desenvolvimento de produtos reorganizada.
A empresa diz que já comprometeu 9 bilhões de euros (cerca de R$ 40,5 bilhões) em seu plano de cinco anos para lançar 30 modelos eletrificados em nível global, com versões híbridas plugáveis dos Jeep Compass, Renegade e Wrangler. O investimento também prevê um carro da Fiat totalmente elétrico e uma nova van comercial.
Uma das maiores mudanças é integrar os times de desenvolvimento de motores e a engenharia de veículos, unidades anteriormente separadas. Isso inclui a criação de grupos que desenvolverão arquiteturas eletrônicas e outro focado em tecnologias avançadas, como condução semi-autônoma. No entanto, a FCA ainda não declarou se esses novos planos incluirão integrações com o grupo Peugeot-Citroën (PSA). Após a fusão dos dois conglomerados, dois em cada três veículos de passeio da nova empresa utilizarão plataformas PSA.