Após fim da Weekend, ainda restam algumas peruas à venda no Brasil

No entanto, modelos de station wagon são importados e bastante caros e por isso com vendas modestas
Volvo V60 2019

Volvo V60 2019 | Imagem: Divulgação

Antes de lamentar o fim das vendas da Palio Weekend (ou apenas um Weekend), é preciso assimilar alguns números. Em 2009, quando as peruas já sofriam a concorrência das minivans, o mercado brasileiro comprou nada menos que 92 mil unidades desses modelos familiares. Dez anos depois, foram irrisórios 5.468 veículos.

Ao encolher de forma impressionante no espaço de uma década, a categoria de “station wagons”, como são conhecidas nos EUA, carimbou seu fim. Mas engana-se para quem pensa que ele já chegou, após aposentadoria da SpaceFox e da Weekend. Elas ainda existem no Brasil, embora de forma quase imperceptível. Três marcas de importados ainda exibem peruas em seu portfólio, a alemã Audi, a sueca Volvo e a japonesa Subaru. No entanto, seus modelos, somados, emplacaram pouco mais de 400 unidades no ano passado.

A mais bem sucedida é a A4 Avant, perua da Audi equipada com motor 2.0 TSI de 190 cv e transmissão S Tronic que fazem o modelo ir de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos. Para quem acha pouco, a marca alemã ainda traz a conta-gotas a RS4 Avant com 450 cv de potência e tração integral quatro. A Audi também importou em 2019 outra perua esportiva, a RS6 Avant, mas que não consta do portfólio atualmente – nada que impeça alguém de encomendar uma, é claro.

A Volvo é outra que mantém a tradição das peruas, um componente emocional muito forte na marca sueca há décadas. Para representa-la na categoria, a montadora vende a V60, uma bela perua de porte médio equipada com motor 2.0 turbo com 254 cv de potência. Em 2019, ela emplacou 116 unidades do modelo, bem pouco comparado ao seu best-seller, o SUV XC60, que teve quase 3,5 mil exemplares vendidos.

Por fim, a Subaru ainda oferece a Outback, uma perua com ares aventureiros muito admirada pelos fãs da marca. Com preço sugerido de R$ 206 mil, a station wagon japonesa traz o tradicional motor boxer de 6 cilindos com 260 cv, tração integral (é claro) e mimos como som premium da marca Harman/Kardon. Infelizmente, apenas 20 unidades foram vendidas no ano passado, mas a própria marca não teve um bom desempenho no mercado, afetada pelo dólar elevado.

Nicho do nicho

É provável que o segmento de peruas nunca morra de fato, mantido por adeptos desse tipo de carro familiar por excelência. Trata-se de algo a lamentar afinal as stations wagons reúnem virtudes inigualáveis como uma posição de dirigir mais esportiva e espaço de sobra para famílias e bagagens.

À medida que o tempo passar, no entanto, elas devem ser raridade nas ruas. Por enquanto, no entanto, ainda será comum ver Weekends, SpaceFox e mesmo modelos mais antigos como a Parati e outros menos populares por aí. Um contraste imenso para um país que já foi apaixonado pela Caravan, Variant, Belina e tantas outras peruas que passaram pelo mercado.

Volvo V60 2019

Volvo V60 2019

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa