Ricardo Meier

Comenta o mercado de vendas de automóveis e tendências sustentáveis

Ao contrário do Brasil, Ford pode voltar a produzir carros na Índia

Montadora admitiu implantar linha de montagem de veículos elétricos no país após encerrar produção de carros a combustão

A Ford admitiu na sexta-feira (11) que poderá voltar a produzir veículos na Índia, mesmo após encerrar a fabricação em suas unidades no país. Mas a ideia é reabrir uma linha de montagem focada na produção de veículos elétricos para exportação.

Assim como no Brasil, a montadora norte-americana decidiu fechar suas duas fábricas indianas após anos de prejuízo que acumularam US$ 2 bilhões em dívidas. Curiosamente, dois dos principais produtos da Ford no país eram o EcoSport e o Ka, lá chamado de Figo.

A mudança nos planos da empresa ocorre após o governo indiano lançar um ambicioso plano de incentivo à produção de veículos sustentáveis, numa tentativa de reduzir a dependência do petróleo e também baixar os níveis de poluição nas grandes cidades.

Segundo o plano do governo do primeiro-ministro Narendra Modi, as empresas que se comprometerem a produzir veículos elétricos ou a hidrogênio poderão contar benefícios de até 18%.

Um porta-voz da Ford afirmou à imprensa local que a companhia está "explorando a possibilidade de usar uma fábrica na Índia como base de exportação para a fabricação de veículos elétricos". E admitiu que esses potenciais produtos poderiam ser comercializados no país também.

Sem incentivos no Brasil

O cenário é completamente diferente do mercado brasileiro, que já foi um dos maiores para a Ford, a despeito das perdas bilionárias. Aqui, o governo federal não tem planos de incentivar a produção de veículos elétricos nem pensa em preparar a indústria para suprir esse tipo de automóvel, que necessidade de baterias de longa duração, entre outros componentes.

O resultado é que a Ford viu sua presença no Brasil minguar. Em janeiro, a marca emplacou 1.459 unidades, o que a deixou na 13ª colocação no ranking – ela era a 4ª mais vendida do país há alguns anos.

Ford EcoSport 2022
Ford EcoSport 2022
Imagem: Divulgação

EcoSport dá adeus aos EUA

Símbolo de um período em que a Ford ditava tendências, o Ecosport dará adeus a mais um mercado, os Estados Unidos. O motivo envolve a Índia já que sua fábrica em Chennai exportava o SUV para a América do Norte.

Segundo o Ford Authority, a produção será encerrada em maio, fazendo com que o modelo seja descontinuado nos meses seguintes nos EUA. Apenas a fábrica de Craiova, na Romênia, seguirá montando o utilitário esportivo para venda na Europa.

Veja outras colunas

Em apuros, Nissan corta empregos e vende participação na Mitsubishi

13/11/2024 07h30

Fabricante japonesa, no entanto, viu ações subirem nesta semana após fundo de investimento adquirir ações da empresa

Carros elétricos crescem no Brasil, mas mercado é quase 60 vezes menor que nos EUA

12/11/2024 12h20

Pouco mais de 6 mil veículos a bateria foram emplacados em outubro enquanto norte-americanos compraram quase 350 mil unidades em setembro

Stellantis usa tática 'Verstappen' e Compass segue à frente do Corolla Cross nas vendas

08/11/2024 12h34

Jeep sacou emplacamentos de última hora, interrompendo aproximação do Toyota, que poderia assumir a liderança em 2024