Ano das picapes? Relembre os modelos que foram lançados em 2023
Novas intermediárias e avanço das grandes marcaram um ano cheio de lançamentos no segmento
Compradores e fãs de picapes não têm do que reclamar deste ano. De janeiro até agora foram diversos lançamentos e outras novidades que ficaram para 2024.
O facelift da Chevrolet S10, por exemplo, terá que ser apresentado no ano que vem, perto da reestilização da Volkswagen Amarok. Enquanto isso a Fiat vai entrar no segmento de médias com a Titano.
Mas tudo bem, 2023 teve um volume bastante significativo. Relembre os lançamentos de picapes feitos neste ano.
Chevrolet Montana
A nova geração da picape que era feita sobre o Agile surgiu no começo deste ano maior, com quatro portas e equipada com motor 1.2 turbo com 133 cv de potência e 21,4 kgfm.
Posteriormente recebeu a versão esportivada RS com adereços visuais, mas sem mudança na mecânica.
Ford Ranger
A picape média da Ford trocou de geração. Ganhou um novo desenho frontal e na traseira, mas com a grande novidade sendo os novos motores.
Destaque para o 3.0 V6 turbodiesel de 250 cv de potência com câmbio automático de 10 marchas. As mais simples ganharam um 2.0 turbodiesel de quatro cilindros com 170 cv.
Ram Rampage
Assim como a Montana, a Ram Rampage é feita sobre monobloco com tamanho intermediário, ou seja, é maior do que as compactas, mas não chegam nas médias com carroceria sobre chassi.
O destaque também vai para o motor. O 2.0 turbo Hurricane de quatro cilindros tem 272 cv e leva a picape aos 100 km/h em menos de 7 segundos. Também há versões com o já conhecido 2.0 turbodiesel de 170 cv da Fiat Toro.
Ford F-150
A Ford viu o sucesso da Ram 1500 no Brasil e não quis ficar para trás. Voltou a importar a F-150, sua picape grande com motor V8 5.0 aspirado a gasolina de 405 cv.
Essas picapes brigam em uma faixa superior de preço, na faixa dos R$ 500 mil com equipamentos de luxo e não voltadas para o trabalho como as médias.
Chevrolet Silverado
A Chevrolet, vendo o movimento da rival, também quis entrar na dança e trouxe a Silverado para o Brasil. Chegou com um V8 5.3 de 360 cv de potência. O câmbio automático de 10 marchas é o mesmo da rival, F-150.
Em relação às medidas a Silverado tem 5,91 metros de comprimento, 2,06 m de largura e 1,95 m de altura. Já a distância entre-eixos é de incríveis 3,75 m, o maior da categoria.
Volkswagen Saveiro
A veterana picape não ganhou nova geração e nem motorização renovada, mas recebeu um novo visual e versão top de linha mais barata.
Longe das vendas da líder Strada, a Volkswagen preferiu focar no custo-benefício e vendas diretas para manter a picape compacta na ativa enquanto a sua cabine dupla de quatro portas não chega. Deve ficar só para 2025.
Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter
Fiat Strada
O carro mais vendido do Brasil ganhou motor turbo como opção ao 1.3 Firefly nas versões top de linha. O 1.0 rende 130 cv e 20,4 kgfm de torque.
Além da mecânica inédita na picape, uma pequena reestilização foi feita nessas configurações, a Ultra e a Ranch. Grade, faróis e para-choques foram redesenhados.