Ano desafiador: confira um balanço dos principais lançamentos de 2020

Apesar de atípico, ano contou com boas novidades, em especial entre SUVs
Fiat Strada 2021

Fiat Strada 2021 | Imagem: Divulgação

“O mercado automotivo vive de lançamentos”. A velha máxima do setor mostrou-se mais necessária do que nunca neste ano, que entrará para a história por todos os reflexos que a pandemia da Covid-19 causou em nossa sociedade, economia e estilo de vida.

Mesmo com todas as dificuldades impostas pelas condições sanitárias, com fábricas e concessionárias fechadas, algumas fabricantes conseguiram driblar bravamente as dificuldades e cumprir com seu cronograma de lançamentos para 2020.

O ano começou com uma iniciativa importante da Kia no mercado brasileiro com a importação do Rio. Aguardado há muito tempo no Brasil, o modelo não decolou em vendas, contudo é uma boa alternativa para quem deseja um hatch compacto com ótimo nível de acabamento e comportamento dinâmico.

Enquanto o país ainda não vivia uma situação alarmante de infecções pelo novo coronavírus, a Renault conseguiu colocar no mercado o novo Duster, apresentado em meados de março. Com um visual retrabalhado e boas atualizações na parte interna, o SUV preservou o conjunto mecânico formado pelo motor 1.6 16V e as opções de câmbio manual ou automático CVT. Ao longo do ano, o modelo passou por um enxugamento do catálogo de versões, priorizando as mais procuradas pelo público. Hoje ele parte de R$ 80.990 na opção Zen manual e pode alcançar R$ 101.390 na versão topo de linha Iconic, com motor 1.6 e caixa CVT. Apesar de um aumento nas vendas nos últimos meses do ano, o Duster ainda é um coadjuvante no segmento, vendendo até menos do que o já datado Ford EcoSport.

Ainda falando sobre SUVs, avançando para o fim de março, a Chevrolet lançou o totalmente renovado Tracker no Brasil no mesmo período em que as esferas governamentais começavam a implantar medidas de isolamento social. Com isso, a estreia da nova geração do SUV foi completamente virtual, o que de maneira nenhuma abalou o sucesso comercial do Tracker nos meses seguintes. A partir de julho, com o mercado e a produção retomando patamares pré-pandemia, o Tracker registra um volume médio de emplacamentos acima das 6 mil unidades/mês. Com um projeto bem concebido e em linha com as demandas atuais dos consumidores, o novo Tracker conta com conjuntos mecânicos eficientes, custo-benefício competitivo e um nível superior de tecnologia e assistentes de condução em suas versões mais caras. Tudo leva a crer que o Tracker pode assumir posições de destaque no ranking de vendas a partir do ano que vem. 

Chevrolet Tracker 2021
Chevrolet Tracker 2021
Imagem: Divulgação

Avançando para julho, quem teve uma estreia verdadeiramente impactante em 2020 foi a Fiat Strada. A segunda geração da picape mostrou-se tão bem-sucedida que conseguiu superar o Chevrolet Onix em setembro e alcançou o posto de veículo mais vendido do mercado. Com um volume de emplacamentos que segue robusto desde então, a Strada prova mais uma vez o domínio da Fiat no segmento de picapes compactas. O modelo ganhou uma cabine bem mais confortável e com uma posição de dirigir muito melhor, além do reforço na segurança com a inclusão dos controles de tração e estabilidade. Projetada para atender não só quem busca uma picape de entrada para o uso comercial, a nova Strada mostra-se um veículo agora muito mais versátil também para atividades de lazer, com destaque para a carroceria cabine dupla com 4 portas e capacidade para transportar 5 passageiros. Surfando na ótima aceitação da Strada, a Fiat tem nos planos muito mais para a picape, como, por exemplo, a estreia de uma versão automática CVT prevista para 2021.

Fiat Strada 2021
Fiat Strada 2021
Imagem: Divulgação

Entre os modelos de volume, outro lançamento relevante ocorrido neste ano foi o Volkswagen Nivus, que trouxe para um segmento bem mais acessível a carroceria SUV-cupê que faz sucesso entre as marcas premium. Com um catálogo enxuto de versões e projeto amplamente baseado no Polo, o Nivus registra um volume de vendas acima das 3 mil unidades/mês e conquistou uma boa repercussão no mercado desde sua estreia. Fazendo uma ponte entre os hatches e os SUVs compactos, a proposta do Nivus em termos de tamanho e faixa de preço vai ganhar cada vez mais atenção por parte das montadoras nos próximos meses. No ano que vem, a Fiat deverá lançar um crossover de características semelhantes em relação ao Nivus. Assim como a VW, a Fiat vai emprestar muitos elementos de seu hatch compacto, no caso o Argo, para desenvolver seu inédito crossover nacional.

Volkswagen Nivus 2021
Volkswagen Nivus 2021
Imagem: Divulgação

Entre SUVs mais sofisticados, a Ford lançou neste semestre o Territory no Brasil, modelo importado da China que posiciona a fabricante entre os SUVs médios. Sem surpreender na procura, o modelo segue registrando um volume de emplacamentos na casa de 300 unidades/mês, colocando a novidade como um coadjuvante no segmento.

A CAOA Chery, por sua vez, surpreendeu com a boa aceitação do público para o Tiggo 8, seu novo SUV topo de linha montado no Brasil. Com capacidade para 7 passageiros, o modelo estreou a mais recente família de motores turbo da marca e já fez a CAOA Chery praticamente dobrar a produção do SUV por aqui. A marca também começou a vender no Brasil neste ano o Arrizo 6, sedan médio do porte de Honda Civic, Volkswagen Jetta, entre outros.

Assim como Kia Rio e Ford Territory, quem não surpreendeu em termos de venda foi a nova geração do Peugeot 208. Produzido na Argentina, o hatch foi completamente revisto, trazendo uma nova plataforma e o cuidado especial no design e acabamento interno típico dos carros franceses. Apesar das notáveis evoluções e do bom comportamento dinâmico, fruto da arquitetura avançada, o modelo ficou devendo um conjunto mecânico mais sofisticado em suas versões térmicas. Com concorrentes tradicionaisn no segmento apostando em motores sobrealimentados, como ocorre com VW Polo e Chevrolet Onix, talvez seja interessante a Peugeot repensar em sua aposta no conhecido motor 1.6 16V. 

Nos últimos meses, a Peugeot ampliou a oferta do novo 208 com a inclusão de catálogos com transmissão manual. A estratégia foca em clientes corporativos e consumidores que desejam custo-benefício mais competitivo, apesar do fato de que mesmo entre os hatches compactos as variantes automáticas seguem com bastante força junto aos clientes. No mês passado, o Peugeot 208 registrou 1.099 unidades vendidas, volume que o hatch não alcançava há um bom tempo, porém ainda muito distante dos modelos mais procurados no segmento. Apenas como comparação, o Toyota Yaris foi a escolha de 2.567 pessoas, enquanto o Fiat Uno registrou 2.977 emplacamentos no mesmo mês.

Por fim, encerrando o ano a Nissan começou a trazer do México para o Brasil a nova geração do Versa, que trouxe um estilo totalmente revisto e bem mais moderno, além de elementos técnicos compartilhados com o Kicks. A geração anterior segue em linha agora chamada V-Drive, sendo que o modelo renovado conta com bem mais condições de disputar mercado com sedãs compactos como Chevrolet Onix Plus, Volkswagen Virtus, entre outros.

Nissan Versa 2021
Nissan Versa 2021
Imagem: Divulgação

A última apresentação relevante de 2020 ficou por conta da estreia da Ram 1500 Rebel no Brasil, modelo que inaugura a categoria das picapes full size no país. Alternativa à Ram 2500, a Rebel terá apenas opção V8 a gasolina no país e quer se destacar como uma alternativa de luxo e alta esportividade em um nicho de mercado bastante específico e com preços acima de R$ 400 mil. As primeiras 100 unidades do modelo oferecidas em regime de pré-venda foram negociadas em cerca de 18 horas, sinal de que a estratégia da Ram, apesar de muita gente questionar a falta de motor diesel, parece trilhar no rumo certo.

Em breve, aqui no Autoo, faremos um novo texto apontando as perspectivas para 2021 e o que podemos aguardar em termos de novidades. Acompanhe!

Nissan Versa 2021
Nissan Versa 2021
Imagem: Divulgação

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis