Contato inicial: Jeep Renegade 2023 perde motor diesel, mas fica mais potente
Nova linha estreia até o Carnaval de 2022 com mudanças no visual e apenas motor 1.3 turbo flex de 185 cv
O Jeep Renegade 2023 vai chegar no início de 2022 para corrigir um dos maiores problemas do carro. Sucesso de vendas desde seu lançamento, o carro sempre foi elogiado por seu conforto e comportamento, mas devia desempenho com o motor 1.8 flex. A melhor opção mecânica era o 2.0 turbo diesel, mas seu preço sempre foi mais alto. Isso será corrigido em breve, já que o modelo só terá o motor 1.3 turbo flex de 185 cv (etanol) ou 180 cv (gasolina), com 27,4 kgfm de torque.
Para saber como essa mudança mecânica impactou no comportamento do carro, a Jeep convidou o Autoo para andar com o carro antes mesmo do lançamento. Fomos até o autódromo de Curvelo, em Minas Gerais, para fazer um trajeto off-road preparado para o carro. Por enquanto não foi possível saber como será o visual do novo Renegade, mas já dá para antecipar que as lanternas são novas, assim como o visual dos para-choques. Haverá mudanças no interior também, mas havia uma camuflagem pesada por dentro que escondeu todos os detalhes.
No entanto, o objetivo desse primeiro contato era sentir se o motor turbo flex daria conta de substituir o 2.0 turbodiesel em trechos off-road. E, ao menos no cenário montado pela Jeep, o Renegade se saiu muito bem. Como o modelo testado era equipado com a tração integral, ele contava com a transmissão automática de nove marchas. As versões com tração dianteira terão o câmbio automático de seis marchas, como acontece com a Fiat Toro e o Jeep Compass.
Pé leve
Como o motor entrega todo seu torque a baixa rotação, era preciso aliviar o pedal do acelerador para não patinar e acabar atolando o Renegade. Porém, o carro demonstrou muita desenvoltura e superou o trecho de trilha e todos os obstáculos sem dificuldade. Nesse aspecto, a troca do motor diesel pelo turbo flex não deve fazer tanta diferença, já que o Renegade nem foi projetado para situações muito extremas na lama.
Caso seja necessário, como foi nosso teste, o modelo dá conta. Passamos por um trecho alagado, descemos uma rampa com 45º de inclinação para testar o auxílio de descida e depois passamos por um trecho bastante lameado seguido por uma subida íngreme. Na metade dela, paramos e aceleramos para demonstrar como o SUV consegue arrancar mesmo em uma pista de terra e com os pneus sujos de lama.
Se antes o Renegade era conhecido por ser lento e beberrão na versão flex, ao menos agora ele será bem mais potente e ágil. Por ora não é possível comentar sobre consumo, mas o desempenho melhorou da água para o vinho. E ao menos neste primeiro contato, o carro mostrou que mantém o bom conforto a bordo e o excelente conjunto de suspensão, como ficou atestado no teste de “caixa de ovos”.
Resta saber como serão os preços e as versões disponíveis. A promessa da Jeep é democratizar a tração 4x4, para que mais clientes tenham acesso a ela, justamente para poderem levar seus carros a lugares que a maioria dos SUVs não consegue ir. Vamos acompanhar os próximos passos, mas ao menos neste primeiro contato, a impressão que o Jeep Renegade 2023 passou foi bastante positiva.