Análise: na realidade da categoria, Volvo XC40 elétrico surpreende no preço
SUV lançado nesta semana mostra-se uma excelente opção do ponto de vista do custo-benefício
A Volvo promoveu nesta semana a estreia definitiva do XC40 Recharge no mercado brasileiro, a partir de agora importado em lotes regulares ao país.
Como você confere em nosso contato inicial com a novidade, o primeiro carro 100% elétrico da marca surpreendeu em especial pelo alto nível de performance, além do cuidado adicional da fabricante com a segurança, ponto onde a Volvo é uma referência.
As credenciais técnicas do Volvo XC40 Recharge de fato empolgam. Temos na novidade dois motores elétricos, que, juntos, oferecem potência combinada de 408 cv e 67,3 kgfm.
Acelerando de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos, a alta performance é algo que certamente deverá agradar quem gosta de um modelo esportivo.
Em um paralelo interessante, nosso colaborador Vitor Matsubara relatou em sua avaliação que as respostas ao volante do Volvo o aproximam até mesmo de um Porsche Taycan Turbo S, o superesportivo elétrico alemão com 760 cv.
Aliado a isso, vale reforçar a presença do acabamento superior de uma marca premium, como é o caso da Volvo, além do bom nível de equipamentos de conforto, conectividade e assistência a condução.
Segmento
Com isso, não é exagero dizer que o preço de R$ 389.950 que a Volvo manterá ao menos até o fim deste ano confere ao SUV uma competitividade ímpar no segmento de carros elétricos comercializados no Brasil.
Basta tomarmos como referência, por exemplo, que o Chevrolet Bolt EV 2022 entrou em pré-venda no Brasil no mês passado por R$ 317.000.
O modelo, apesar da ótima concepção, está longe de oferecer o mesmo conteúdo de equipamentos e performance do XC40 Recharge.
No universo bem acima dos R$ 300 mil, convenhamos que a diferença de quase R$ 72.950 mil entre os dois não é algo tão gritante.
Ainda entre as marcas generalistas, a Nissan comercializa o Leaf atualmente no país por R$ 277.990, modelo que, assim como o Bolt, está longe de se equiparar ao Volvo em diversos atributos.
Logo, não é por acaso que a Volvo traçou a ambiciosa meta de fazer do XC40 Recharge o carro elétrico mais vendido no mercado brasileiro, com uma participação de mercado no segmento da ordem de 29%.
Sem dúvida, ao conciliarmos o custo-benefício da novidade com seu conjunto técnico e o nível de equipamentos, nos parece que a missão da Volvo é altamente factível.