Análise: Citroën pode ter um sedan compacto no Brasil com modelo desenvolvido na Índia
Novidade pode significar a entrada da marca em uma categoria nunca disputada pela fabricante no país
Mesmo que de uma maneira discreta, a Citroën atuava há vários anos no segmento de sedans médios, inicialmente com o C4 Pallas e posteriormente o C4 Lounge, que deixou de ser importado da Argentina ao Brasil recentemente.
Ao que tudo indica, entretanto, a Citroën não vai abandonar de uma vez o segmento de três volumes em nosso país. Para tanto, a marca francesa deverá adotar uma nova estratégia.
Várias informações surgiram nesta semana acerca do movimento da Citroën para registrar aqui no Brasil o C3L, modelo desenvolvido na China tendo como premissa agradar o público local em pontos como o amplo espaço interno e o porta-malas generoso.
Apesar da concepção ter grandes chances de sucesso por aqui, acreditamos que a Citroën pode adotar um outro caminho para atuar, pela primeira vez, no segmento de sedans compactos aqui no Brasil.
Já foi amplamente noticiado aqui no Autoo que o caminho para grande parte da renovação da linha nacional da Citroën passa pela inédita família C-Cubed em desenvolvimento na Índia.
Em 2021, o primeiro dos três integrantes da nova gama será conhecido, no caso um SUV com cerca de 4 metros de comprimento (projeto C21) que será o substituto do Aircross produzido em Porto Real (RJ) atualmente.
Dentro da linha C-Cubed ainda estão previstos um hatch, que tudo leva a crer será o sucessor do nosso C3, além de um sedan compacto, esse sim com uma chance real e mais provável de figurar, ao menos em nosso opinião, como um três volumes viável para nosso país.
Com o avanço de SUVs médios inéditos em nosso mercado, como o Toyota Corolla Cross e o Volkswagen Taos, talvez os sedans como VW Jetta, Toyota Corolla e o próprio Honda Civic possam ser bastante afetados em termos de procura quando os utilitários fizerem sua estreia no mercado.
É inegável que boa parte do público enxerga atualmente nos SUVs modelos mais desejados e que, de certa forma, entregam um pacote melhor em termos de espaço interno e porta-malas preservando uma dinâmica ao rodar muito próxima a de um sedan.
Os três volumes compactos, por sua vez, ainda despontam como uma boa alternativa de carro familiar com preço acessível, mantendo uma boa participação de mercado. Modelos como o Chevrolet Onix Plus e o Volkswagen Virtus registram uma procura respeitável, o que pode motivar várias marcas a continuarem oferecendo alternativas no segmento por um bom tempo.
Importante lembrar que a fábrica da PSA em Porto Real já está apta a produzir automóveis sobre a plataforma CMP, a mais recente do conglomerado para veículos compactos e que serve de referência para o desenvolvimento dos futuros modelos da gama C-Cubed.
Tomando como base lançamentos globais recentes da Citroën, como a nova geração do C4 europeu, o designer Kleber Silva imaginou como poderia ser esse inédito sedan compacto desenvolvido na Índia.
Adotando traços mais arrojados e um acabamento interno trabalhado com a ousadia típica da Citroën nessa área, a novidade da marca francesa teria alguns diferenciais interessantes no segmento. É certo que, mesmo flertando com o baixo custo, uma vez que está sendo projetado em um país emergente e terá foco nesses mercados, o sedan compacto e o hatch da nova família deverão preservar a identidade da fabricante em características importantes como é o caso do apelo visual e o cuidado com as formas da carroceria.
No exterior, a previsão é que o SUV inaugure a nova família chamada internamente pela Citroën de C-Cubed em 2021 na Índia, sendo seguido pelo hatch e depois o sedan. Caso a nova gama de fato seja a escolhida para o Brasil, talvez a partir do ano que vem também possamos ter alguma novidade também em nosso país.