Ambos já na linha 2023: qual é a melhor escolha entre Chevrolet Onix Plus e Hyundai HB20S?

Modelos figuram entre os sedãs compactos preferidos do público brasileiro
Hyundai HB20S e Chevrolet Onix Plus

Hyundai HB20S e Chevrolet Onix Plus | Imagem: Montagem Autoo sobre fotos de divulgação

Com a recente migração do Hyundai HB20S para a linha 2023 – inaugurando os mesmos aprimoramentos observados no irmão hatchback – tornou-se possível comparar a novidade com o Chevrolet Onix Plus, modelos que figuram no topo da preferência entre os consumidores de sedãs compactos. 

De forma resumida, tanto o Onix Plus quanto o HB20S centram seus respectivos posicionamentos de versões de olho tanto em consumidores racionais – atendidos pelas opções com motorização 1.0 aspirada – assim como clientes que não abrem mão de nível de desempenho superior e mais recursos de tecnologia e conectividade, para os quais as versões 1.0 turbo são concebidas. 

Faixa de entrada 

Entre os catálogos com propulsão 1.0 aspirada, temos o Chevrolet Onix Plus com valores gravitando entre R$ 83.480 e R$ 89.080 na maior parte do território nacional. O Hyundai HB20S 1.0 aspirado, por sua vez, é comercializado nas versões Comfort (R$ 85.890) e Limited (R$ 91.390).  

Como não poderia ser diferente, uma vez que estamos falando de uma concorrência ferrenha entre os dois sedãs, em termos de custo-benefício ambos se equivalem, porém com uma leve vantagem para o representante da Chevrolet. 

De série, os sedãs contam com 6 airbags, os controles de tração e estabilidade, regulador e limitador de velocidade, rodas de aço aro 15” e central multimídia com suporte ao Apple CarPlay e Android Auto, no caso do Onix Plus (catálogo PCI) com preço (R$ 85.980) equivalente ao HB20S Comfort. 

É importante citar que tanto o Onix quanto o Onix Plus contam com nota máxima (5 estrelas) na avaliação de segurança do Latin NCAP para a proteção de adultos e crianças. 

O Hyundai HB20, avaliado em dezembro de 2020 na carroceria hatchback, foi reprovado e não obteve nenhuma estrela nas mesmas provas. Resta saber se a inclusão dos 6 airbags na família de compactos melhorou o nível de proteção aos ocupantes. 

Chegando ao quesito mecânico, temos uma inegável vantagem para o Chevrolet Onix Plus. 

Além de uma superioridade, ainda que discreta, nos números de potência (82 cv) e torque (10,6 kgfm) do Onix Plus em relação ao HB20S (80 cv e 10,2 kgfm), a presença do câmbio manual de 6 marchas no Chevrolet (5 velocidades no HB20S) resulta em ganhos para o consumo rodoviário do Onix Plus. 

De acordo com a tabela mais recente do programa brasileiro de etiquetagem veicular, o Onix Plus 1.0 aspirado é capaz de alcançar médias de 13,8 km/l na cidade e 17,6 km/l na estrada com gasolina, enquanto o HB20S equivalente registra 13,7 e 15,2 km/l, respectivamente. 

Para quem está disposto a gastar R$ 90 mil em um sedã compacto aspirado, tanto o Onix Plus no catálogo PCJ quanto o HB20S Limited contam com chave presencial, câmera de ré, acendimento automático dos faróis e rodas de liga leve aro 15”. O valor do Onix Plus é mais convidativo, porém o HB20S Limited tem como diferencial o sistema de carro conectado Hyundai Bluelink. 

Em resumo, podemos dizer que, no amplo intervalo entre R$ 80 mil e R$ 90 mil, o Chevrolet Onix Plus mostra-se uma escolha melhor, uma vez que é um modelo mais eficiente, tem preço de aquisição competitivo e alto nível de segurança já comprovado. 

Opções turbo 

Subindo de nível e levando em conta as versões 1.0 turbo com câmbio automático tanto para o HB20S quanto para o Onix Plus, temos o representante da Hyundai com versões entre R$ 105.290 (Comfort TGDI) e R$ 120.990 (Platinum Plus TGDI). Na gama Chevrolet, os valores ficam entre R$ 96.490 (catálogo PCH) e R$ 113.520 (Premier catálogo R8M). 

Do ponto de vista técnico, os dois produtos são equivalentes, com a diferença de que o motor 1.0 TGDI aposta na injeção direta para maximizar a eficiência, enquanto o 1.0 turbo do Chevrolet conta com injeção indireta convencional, o que ajuda a reduzir os custos de manutenção. 

Em linhas gerais, encontramos até 116 cv e 16,8 kgfm sob o capô do Onix Plus turbo, enquanto o HB20S TGDI entrega 120 cv e 17,5 kgfm de torque. 

As médias de consumo, no caso dos sedãs turbo, também são mais favoráveis ao Chevrolet. Na cidade, os dois modelos alcançam parciais de 12,3 km/l com gasolina, porém o Onix Plus percorre 16,8 km/l na estrada, enquanto o HB20S TGDI aponta 15,5 km/l de média oficial para o consumo rodoviário. 

Em termos de performance, os dois sedãs aceleram de 0 a 100 km/h em cerca de 10,5 segundos e até seus porta-malas são parelhos, com um compartimento para 469 litros no caso do Onix Plus e 475 litros no HB20S. 

Em linhas gerais, o Chevrolet também se destaca entre as versões com propulsão sobrealimentada, porém fica uma ressalva: se você valoriza tecnologia a bordo, o Hyundai HB20S Platinum Plus oferece um leque de assistentes de condução superior. 

No Onix Plus Premier topo de linha encontramos o assistente de estacionamento e o monitoramento de pontos cegos como itens de destaque. 

Já o HB20S Platinum Plus justifica o preço mais elevado ao sair de fábrica com o alerta de colisão com frenagem autônoma, assistente de permanência em faixa, farol alto adaptativo, detector de fadiga e, assim como o Chevrolet, o monitoramento de pontos cegos. 

É interessante pontuar, quando falamos dos catálogos mais caros dos dois modelos, que o HB20S aparenta uma sensação de qualidade percebida superior nos plásticos e revestimentos da cabine, algo que o potencial cliente de um dos dois sedãs deve levar em conta. 

Em resumo, ao colocarmos na ponta do lápis as credenciais técnicas e de custo-benefício do Chevrolet Onix Plus, fica claro porque o modelo lidera com folga o segmento de sedãs compactos

As melhorias em termos de design e conteúdo no portfólio do HB20S certamente vão torná-lo ainda mais competitivo, sendo uma ótima opção para quem está disposto a gastar mais com um modelo dentro da categoria, sendo este seu principal apelo. 

Hyundai HB20S e Chevrolet Onix Plus

Hyundai HB20S e Chevrolet Onix Plus

Teaser do novo Onix Plus Midnight

Teaser do novo Onix Plus Midnight

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Embraer vai gerar mais 900 empregos e investir R$ 2 bilhões

Embraer vai gerar mais 900 empregos e investir R$ 2 bilhões

Anúncio foi feito durante visita do presidente Lula e entrega de jato para a Azul
MOTOO
Pop 110i ES 2025

Pop 110i ES 2025

A evolução da Honda mais barata do Brasil. Veja como ficou