Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi prepara ofensiva elétrica
Marcas anunciaram um grande plano até 2030 que deve resultar em mais de 30 modelos totalmente elétricos
A Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi anunciou um grande plano de eletrificação para os próximos anos. Ele vai atingir todas as marcas e deve resultar em mais de 30 modelos elétricos até 2030. O objetivo é que as três montadoras trabalhem em conjunto para atingirem a meta dos planos.
De acordo com o comunicado, as três marcas desenvolveram uma metodologia inteligente para compartilharem plataformas, mas com cada empresa trabalhando nos seus modelos de acordo com a sua estratégia de atuação. Um exemplo é o que vai acontecer nos segmentos C e D, que terão uma plataforma em comum para cinco modelos diferentes: Nissan Qashqai e X-Trail, Mitsubishi Outlander, Renault Austal e um futuro SUV de sete lugares, que ainda não tem maiores detalhes.
Dessa forma, a aliança vai fortalecer o compartilhamento de plataformas entre as três empresas. Atualmente, 60% dos modelos fazem essa troca entre as suas bases. A meta é atingir o índice de compartilhamento de 80% em 2026, com 90 modelos envolvidos.
Outro importante ponto da estratégia é fortalecer a Mitsubishi, que deve expandir sua atuação na Europa. Já está confirmado que a marca japonesa vai vender um novo ASX, cuja base será de algum modelo da Renault.
Plataformas elétricas
No total, serão cinco plataformas elétricas em comum com as três marcas, e que deve cobrir a maior parte em todas as grandes regiões do planeta.
- CMF-AEV: plataforma elétrica mais acessível do grupo e que atualmente é utilizada pelo Dacia Spring, irmão do Renault Kwid elétrico.
- KEI-EV: será destinada a veículos elétricos ultracompactos, como os kei cars japoneses.
- LCV-EV: será destinada aos veículos comerciais, como o Renault Kangoo e o Nissan Town Star.
- CMF-EV: ao que tudo indica, esta será a principal plataforma elétrica da aliança nos próximos anos. Os primeiros modelos baseados nela serão lançados já em 2022, caso do Nissan Ariya e do Renault Mégane E-Tech. A expectativa é que mais de 15 veículos utilizem essa plataforma até 2030.
- CMF-BEV: será uma plataforma compacta e elétrica, oferecendo 400 km de autonomia para seus modelos. A expectativa é que ela seja a base para 250 mil veículos do grupo por ano. A plataforma deve estrear em 2024 no novo Renault R5 e no sucessor do Nissan Micra, como é conhecido na Europa e em outros mercados o March.
Além de investir em elétricos, a aliança vai trabalhar em carros mais conectados. A expectativa é que até 2026 haja 45 modelos das três marcas equipados com sistemas de condução autônoma.