Aliança Renault-Nissan celebra 100 mil carros elétricos produzidos
Nissan Leaf é o principal produto dessa linha e a marca francesa tem outros quatro modelos
A aliança formada pelas montadoras Nissan e Renault é atualmente o grupo automotivo que mais investe em automóveis com propulsão elétrica. Presente nesse nicho desde 2011, quando a Nissan lançou o Leaf, a parceria comemorou nesta semana a produção de 100 mil veículos elétricos, consolidando as marcas como as maiores nessa categoria.
Embora tenha apenas um carro movido por eletricidade, o Leaf, a Nissan responde por 71% de todo volume de veículos alternativos vendidos pela aliança. No lado da Renault, os produtos são o Twizy, Zoe, Kangoo Z.E e Fluence Z.E.
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Segundo comunicado das empresas, o maior mercado desses carros atualmente é os Estados Unidos, com mais de 30% das vendas. Em seguida vem o Japão, com 28% dos emplacamentos, e países na Europa, que respondem por uma fatia de 12%. No Brasil a presença dos carros elétricos da Renault-Nissan ainda é discreta, com poucas unidades do Nissan Leaf atuando como táxis em São Paulo (SP) e no Rio de Janeiro (RJ).
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Além de desenvolver os automóveis elétricos que não emitem gases poluentes, as montadoras também trabalham na infra-estrutura que requer esse tipo de veículo. O outro grande produto do grupo nesse campo são os carregadores rápidos de bateria, que repõem até 80% da energia em cerca de 20 minutos. Na rede elétrica convencional, o tempo de recarga completa dos carros pode se estender por mais de 8 horas.