Alemanha não terá mais carros novos a gasolina ou diesel a partir de 2030
País também trabalha para que medidas semelhantes sejam adotadas pela União Europeia
Uma medida tão assertiva quanto polêmica está dando o que falar na Alemanha. O Bundestrat, conselho federal que representa os 16 Estados federados, aprovou uma resolução que determina o banimento dos carros a diesel e gasolina vendidos no país a partir de 2030.
Segundo o jornal alemão Der Spiegel, a Alemanha inclusive quer que a União Europeia revise a atual política de incentivos tributários para estimular veículos livres de emissões de poluentes.
Na mesma linha, a Alemanha também pedirá que a União Europeia retire os incentivos aos carros a diesel, fazendo com que o preço desses modelos aumente e, como consequência, diminua o interesse dos consumidores por eles. Dessa forma, a indústria também seria desestimulada a produzir modelos movidos por esse tipo de combustível. Sem dúvida nenhuma, o ainda presente "escândalo do diesel", no qual a Volkswagen assumiu que alguns de seus modelos a diesel contavam com software específico para mascarar o resultado em testes de emissões, foi um dos acontecimentos que pode ter estimulado a decisão do governo alemão.
Vale destacar que a nova regra alemã exigirá que apenas os carros novos comercializados no país a partir de 2030 contem com propulsão alternativa, não influenciando em nada os modelos que rodam no país atualmente.