Além do VW Up!, veja outros compactos que voltarão como elétricos

Compacto da Volks pode pôr fim à nomenclatura ID; Renault terá retorno do Twingo
Volkswagen ID1, que pode dar origem ao futuro Up!

Volkswagen ID1, que pode dar origem ao futuro Up! | Imagem: Divulgação

O Volkswagen Up! saiu de linha no Brasil em 2016 e na Europa no ano passado após 12 anos de produção, mas pode voltar até 2027 como um compacto elétrico. O nome Up! é cogitado para ser usado no ID.1, colocando, então, o fim nessa nomenclatura dos elétricos da marca.

Segundo a revista inglesa Autocar, um executivo da Volkswagen não chegou a confirmar categoricamente o retorno do emblema Up!, mas lembrou que a Volkswagen dá grande valor aos seus nomes mais antigos e de maior sucesso. Golf, Passat e Tiguan deverão ser mantidos na era elétrica.

A publicação também diz que o carro será essencialmente urbano, ou seja, a preocupação da Volkswagen não será a de dar longa autonomia e nem recargas rápidas. O foco é que o carro custe menos de 20 mil euros, o que hoje seria o equivalente a cerca de R$ 106 mil.

O Volkswagen e-Up, aposentado nas últimas semanas na Europa, tinha autonomia de 260 km e podia carregar a uma velocidade máxima de 37 kWh. 

Mas o Up! não está sozinho nessa onda de hatches que volta à vida como elétricos na Europa. Veja outros casos:

Renault Twingo

Renault Twigo Concept
Renault Twigo Concept
Imagem: Divulgação

O compacto clássico lançado em 1992 e que foi vendido no Brasil terá seu desenho ressuscitado em 2026 com o objetivo de brigar na mesma faixa do Up!, abaixo dos 20 mil euros. Para relembrar o passado, o carro mantém praticamente o mesmo formato, faróis e lanternas de meio círculo e maçanetas circulares.

Renault 5

Renault 5 2024
Renault 5 2024
Imagem: Divulgação

Muitos brasileiros podem não conhecer, mas o 5 foi importante para a Renault na Europa. Antecessor do Clio, o hatch terá seu desenho clássico revivido, assim como seu nome, em um elétrico a ser lançado ainda neste ano. Brigará numa faixa superior à do Twingo, perto dos 25 mil euros (R$ 133 mil).

Fiat 500

Fiat 500e tem  o estilo e a sofisticação entre os principais destaques e mantém uma legião de fãs
Fiat 500e tem o estilo e a sofisticação entre os principais destaques e mantém uma legião de fãs
Imagem: Divulgação

O revival do 500 já aconteceu há alguns anos, mas a atual geração do carro com visual retrô é vendida somente elétrica no Brasil, apesar de na Europa ainda existirem opções híbridas. Por aqui custa R$ 214.990, tem autonomia de 320 km com uma carga.

Mini Cooper

Mini Hatch 3 portas 2024
Mini Hatch 3 portas 2024
Imagem: Divulgação

É o mesmo caso do Fiat 500. O hatch com visual retrô já existe há algum tempo, mas a tendência é que vire elétrico na próxima geração prestes a chegar ao Brasil. Atualmente, a versão a bateria do Mini é vendida por R$ 257.990 com um alcance pequeno para a categoria, apenas 161 km.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Choque de elétricos baratos

Choque de elétricos baratos

BYD Dolphin Mini ou Kwid E-Tech, quem leva a melhor nos modelos a bateria?
Aviação
Embraer estuda jato rival do Boeing 737 e do Airbus A320

Embraer estuda jato rival do Boeing 737 e do Airbus A320

Afirmação foi feita por fontes de um importante jornal dos EUA. Entenda
MOTOO
5 motos 0km para comprar na faixa dos R$ 20 mil

5 motos 0km para comprar na faixa dos R$ 20 mil

Confira opções de modelos interessantes de Honda, Yamaha, Royal Enfield, Bajaj e Dafra