Além do Peugeot 208, veja outros 5 carros que prometem uma volta por cima

Modelos já tiveram seus dias de glória e, depois de renovados ou com nova geração, esperam voltar a brilhar
Peugeot 208 está entre os modelos que prometem uma volta por cima no mercado brasieliro

Peugeot 208 está entre os modelos que prometem uma volta por cima no mercado brasieliro | Imagem: Divulgação

O mercado brasileiro não é para amadores e tem se mostrado bem competitivo. Fazer sucesso diante em tantos modelos disponíveis em condições que não são muito favoráveis não é uma tarefa fácil. Dentro desse contexto, existem modelos que já estiveram nas primeiras posições no ranking de vendas e entraram em declínio.

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Entre os quais, podemos citar o Peugeot 208, evolução do 206 que teve boa aceitação no Brasil. Foi feito em Porto Real (RJ) e hoje em dia vem da Argentina e está prestes a receber mudanças. Há também o Renault Duster, que foi ficando muito simples diante de novos rivais e vai mudar de geração em 2025. Veja a seguir mais detalhes sobre esses e outros 4 modelos nessa linha.

1 - Citroën C3 

Nova geração do Citroën C3: experiência de SUV em um hatch
Nova geração do Citroën C3: experiência de SUV em um hatch, mas as  vendas ainda não deslancharam
Imagem: Divulgação

No início, o modelo da Citroën era apenas um hatch compacto, com linhas arredondadas e com certo aspecto ousado por  detalhes como o velocímetro com ponteiro que parecia ter saído de uma balança antiga usada em mercerias. Era vendido com motores 1.6 e 1.4 e teve até série limitada assinada por estilista famoso, o Ocimar Versolato. 

Mas a primeira geração acabou não dando muito certo no Brasil. A nova mudou bastante, como um crossover, mas ainda não deslanchou nas vendas. No acumulado de janeiro a abril de 2024 teve apenas 6.567 unidades, atrás do BYD Song Plus (6.569). Vai ganhar motor 1.0 turboflex até o fim do primeiro semestre, o que pode dar um impulso ao modelo no mercado. 

2 -  Chevrolet S10 

Chevrolet S10 2025
Chevrolet S10 2025 passou por várias mudanças com esperança de aumentar as vendas
Imagem: Divulgação

A picape da GM ganhou boa reputação no Brasil e chegou a travar disputas acirradas no mercado no topo da lista das mais vendidas do segmento. Mas o tempo passou  e esse terreno dos modelos médios mudou com o avanço do agronegócio, o que exigiu um nível de sofisticação e conforto cada vez maiores. 

Mas a Chevrolet acabou perdendo espaço no mercado de picapes médias porque não foi ágil o suficiente para atualizar a S10 no mesmo compasso das principais concorrentes. Na linha 2025, lançada no mês passado, o modelo ganhou uma série de mudanças que podem reduzir a distância para a líder desse mercado, a Toyota Hilux, que teve 15 mil unidades vendidas no primeiro quadrimestre, mais que o dobro da S10. 

3 - Honda WR-V 

Facelift do Honda WR-V para o mercado indiano
Honda WR-V durou pouco no Brasil, mas a nova geração promete ir bem nas vendas, a partir de 2025
Imagem: Divulgação

Derivado do Fit, o WR-V da primeira leva vendia entre 10 e 15 mil unidades por ano, o que era bem menos que os SUVs compactos de quase uma década atrás, como Jeep Renegade, Nissan Kicks, Renault Duster e companhia. Por isso, o modelo da Honda não durou muito, entre 2017 até janeiro de 2022.

Para o segundo semestre de 2025, o WR-V vai voltar bem diferente, mais espaçoso, sofisticado e eficiente, com o Toyota Yaris Cross e outros crossovers na mira, como o Renault Kardian. Também está previsto um conjunto híbrido flex para ajudá-lo a mudar sua imagem de modelo que teve poucas unidades vendidas no Brasil.

4 -  Toyota Yaris Sedan

Toyota Yaris Sedã 2023
Toyota Yaris Sedan já tem  nova geração no exterior e tem chances de vir ao Brasil 
Imagem: Divulgação

Afetado pela onde de SUVs, o sedã compacto teve apenas 6.235 unidades vendidas de janeiro a abril de 2024, mas issopode mudar se a Toyota decidiu vender a nova geração do modelo que usa a mesma base do SUV Yaris Cross, que vai ser fabricado em Sorocaba (SP) a partir de meados do ano que vem.

A nova geração do Yaris Sedan é um carro bem mais evoluído que o atual, o que o deixa no mesmo nível da atual Honda City, seu principal rival. Terá nova plaataforma com várias assistências ao motorista, além de alto nível de segurança e um conjunto mais econômico e eficiente que o oferecido hoje em dia. 

5 - Peugeot 208

Peugeot 208 Turbo 2024
Peugeot 208 Turbo ajudou a aumentar as vendas do modelo, mas não o suficiente
Imagem: Divulgação

Depois do lançamento da atual geração, fabricada na Argentina, o hatch compacto teve uma melhora nas vendas, ainda mais com a chegada as versões 1.0 turboflex. Mas ainda não está no mesmo patamar dos principais concorrentes quando o assunto é volume no mercado. Teve 5.974 unidades vendidas de janeiro a abril, ante 39.697 do VW Polo e 26.853 do Chevrolet Onix, os dois primeiros colocados do segmento.

Até o fim do primeiro semestre o hatch compacto vai receber mais uma série de mudanças, o que deve dar mais apelo ao modelo que merece um lugar de mais destaque no ranking de vendas. A marca  francesa trabalha para isso, o que evolve não apenas o produto, mas uma série de ações ligadas ao pós-venda.  

6 - Renault Duster

Renault Duster 2024
Renault Duster recebeu algumas atualizações e vai conviver com a nova geração a partir de 2025
Imagem: Divulgação

Enquanto dos SUVs compactos não precisavam ser tão sofisticados o Duster brilhou entre os mais vendidos do segmento.  Mas o carro foi perdendo apelo e hoje vende menos da metade dos líderes. No acumulado dos quatro primeiros meses do ano, ficou em 7.616 unidades, enquanto que o VW T-Cross tem 19.082 e o Hyundai Creta, 18.935, os dois mais vendidos do segmento.

Para o ano que vem, o Duster da nova geração chega ao Brasil para conviver pelo menos por um tempo que a atual, que recebeu algumas novidades.  O novo SUV será um carro mais refinado, com versões turboflex e até um híbrido leve para ajudar a levar o modelo da marca francesa aos dias de glória.  

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Carlos Guimarães

Jornalista há mais de 20 anos, já acelerou várias novidades, mas não dispensa seu clássico no final de semana