Além do Jeep Compass, outros SUVs a diesel também vão sumir?

Com leis de emissões cada vez mais rígidas e a chegada da eletrificação, utilitários esportivos tendem a ser apenas elétricos, híbridos ou flex
Jeep Compass Limited TD350 deixa de ser fabricado, mas ainda existem algumas unidades em estoque

Jeep Compass Limited TD350 deixa de ser fabricado, mas ainda existem algumas unidades em estoque | Imagem: Divulgação

A Stellantis tira de linha o motor 2.0 turbodiesel (Multijet II) por conta das novas leis de emissões que passaram a vigorar a partir de 1º de janeiro de 2025.  Com isso, vai adotar aos poucos o novo 2.2 nas picapes Fiat Titano, Ram Rampage e no SUV Jeep Commander. E o Compass? Conforme o site Autos Segredos, a única versão Limited TD350 foi retirada da gama.

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Talvez, na nova geração do Jeep Compass, esperada para 2026, com a nova plataforma STLA Medium (a mesma usada pelos modelos da Peugeot e Citroën), o SUV volte a ser oferecido com motor a diesel, mas isso é apenas uma hipótese. A tendência é que o segmento de SUVs a diesel seja substituído pelos eletrificados.

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Commander e SW4 mantêm versões turbodiesel

Toyota SW4 SRX Platinum 2024
Toyota SW4 é um dos poucos SUVs com versões a diesel que ainda existem no mercado
 Imagem: Divulgação

Não é à toa que a oferta de SUVs a diesel está caindo bastante. Dos 30 utilitários esportivos mais vendidos atualmente,  apenas o Toyota SW4 e o Jeep Commander contam com versões a diesel, que passaram a ter o Arla32 e novo filtro de partículas.

Até mesmo no segmento de luxo, as opções estão cada vez menores. Uma das únicas opções é o Land Rover Defender 130, que é a diesel e conta com sistema híbrido leve.  Outro SUV premium a diesel é o Mercedes-Benz GLE. Marcas como Porsche, BMW e Audi já desistiram deste segmento com motor a diesel.

À medida em que os modelos a diesel vão saindo de cena, os eletrificados vão assumindo seus lugares. Dentro deste grupo estão os híbridos e elétricos. Por causa do peso, os SUV médios estão sendo os primeiros a terem versões eletrificadas substituindo as movidas a diesel. As preferidas pelo mercado são as híbridas plug-in, como o BYD Song Plus, que foi o modelo mais vendido do segmento em 2024, de acordo com levantamento da Bright Consulting.

BYD Song Plus Premium 2025
BYD Song Plus Premium 2025 é o SUV médio híbrido plug-in mais vendido atualmente
Imagem: Divulgação

Entre os SUVs híbridos sem sistema plug-in, que possibilita a recarga das baterias em tomadas e carregadores, o líder do mercado em 2024 foi o Toyota Corolla Cross. Aliás, a marca japonesa já se antecipa e vai introduzir o primeiro SUV compacto híbrido flex do mercado com o Yaris Cross, entre o fim do primeiro semestre e o início do segundo.

Como os SUVs constumam ser usados por famílias  em perímetro urbano ou em estradas com bom nível de infraestrutura, versões eletrificadas plug-in devem ser cada vez mais oferecidas no lugar das movidas a diesel, uma vez que conseguem ter um bom nível de força no conjunto mecânico somando a capacidade do motor a combustão (a gasolina ou flex) com os elétricos. 

O mesmo nem sempre acontece com as picapes, que com mais frequência rodam em caminhos sem carregadores e trabalham pesado, precisando de um conjunto mecânico mais robusto e que tenha boa autonomia ao mesmo tempo. Por isso, devem continuar com versões a diesel, mas com sistema híbrido leve, Arla 32 e fitros de partículas.

Land Rover Defender 2025
Land Rover Defender 130 continua com versão a diesel, mas que funciona com sistema híbrido leve
Imagem: Divulgação

 

Carlos Guimarães

Jornalista há mais de 20 anos, já acelerou várias novidades, mas não dispensa seu clássico no final de semana