Além do Basalt; veja mais 4 novos SUVs cupês que estão chegando ao Brasil
Novidade estreia no final de setembro e terá motor 1.0 turboflex com câmbio automático CVT
O mercado de SUVs já é uma febre global e, no Brasil, as montadoras estão apostando num novo “sub-segmento”, o dos SUVs cupê, que tem demonstrado um crescimento animador e bastante promissor.
VEJA TAMBÉM:
Com VW Nivus, Fiat Fastback e Honda HR-V, o próximo a entrar na disputa será o Citroën Basalt, que deve ser lançado ainda neste mês e que já tem bons argumentos para conseguir cativar a clientela.
Confira abaixo o que cada uma das principais fabricantes está preparando para os próximos meses.
1- Renault (sem nome definido)
Imagem: Projeção Kleber Silva
Na cola da concorrência, como é sabido desde a estreia do Kardian, a Renault já tem o seu projeto de SUV cupê e que deverá ser lançado no Brasil até o final de 2025, conforme noticiamos.
Aliás, o novo modelo - sem nome definido e conhecido internamente como “C-Neo” ou R1312 - será fabricado na mesma plataforma do Kardian e traz muitos traços que lembram o Duster vendido no mercado europeu, de acordo com as projeções do designer Kleber Silva.
Ainda que não tenha nada oficial, é provável que o novo SUV cupê da Renault adote o mesmo motor do Duster, ou seja, o 1.3 turbo TCe 1.3 de até 170 cv, porém com sistema híbrido leve ou micro-híbrido.
2- Fiat Fastback híbrido
Imagem: Divulgação
O Fiat Fastback foi lançado no Brasil no final de 2022, mas na busca incessante por modelos mais eficientes, a Stellantis já prepara uma versão com sistema híbrido do tipo Bio-Hybrid MHEV.
Batizado de BSG (belt-starter generator), o sistema conta com uma bateria de alta tensão de Lítio-Íon de 12 Volts e será adaptado ao já conhecido propulsor Turbo 200 Flex (130/125 cv e torque de 20,4 kgfm) e o câmbio CVT que simula 7 velocidades. Esta é a mesma unidade que já equipa o Fastback atual e que seguirá como alternativa ao novo sistema BSG.
Apesar dessa novidade, segundo o site Autos Segredos que flagrou o Fastback híbrido em testes, o carro não deve mudar esteticamente. A estreia está prevista para ocorrer ainda este ano, considerando que as avaliações estão bem adiantadas, segundo o portal.
3- Citroën Basalt
Imagem: Divulgação
Depois de muita expectativa, finalmente o Citroën Basalt vai ganhar as ruas brasileiras. O SUV cupê já está sendo produzido na fábrica de Porto Real (RJ), a qual também monta o C3 Aircross e o C4 Cactus e será lançado no final deste mês. Um dos destaques da novidade será o seu bom porta-malas com espaço suficiente para abrigar até 470 litros - tem sedã grande que não comporta essa litragem.
O Basalt será vendido com duas opções de motor, uma aspirada flex 1.0, de três cilindros de até 75 cv ligado ao câmbio manual de cinco marchas e outra turbinada, também tricilíndrica 1.0, com potência de 130 cv. Nessa, a transmissão será a CVT, que simula sete marchas.
4- Volkswagen Nivus renovado
Imagem: Projeção Kleber Silva
Conforme já noticiamos por aqui, o Nivus vai ganhar a sua primeira reestilização como parte da estratégia da Volkswagen em mantê-lo entre os SUVs líderes do mercado.
Confirmado para outubro, o modelo, que ainda deve ganhar a esportiva GTS, mas só para 2025, chega com leve atualização estética. No conjunto frontal, a maior mudança ficará concentrada nas entradas de ar no para-choque dianteiro, que serão mais largas.
Na parte traseira, as lanternas ganham assinatura em LED unidas por uma barra luminosa, seguindo a tendência de outros SUVs como o Honda HR-V, por exemplo. O para-choque também deve ganhar sutis alterações.
5- Zeekr X
Imagem: Divulgação
Algumas unidades do Zeekr X já estão no Brasil, o que indica que o lançamento, ainda sem data oficial, deve acontecer logo.
O Zeekr X traz linhas arrojadas e esportivas que combinam elegância de um cupê com o porte de um SUV. Na motorização, há uma com tração traseira (272 cv) e outra com tração integral (428 cv), ambas com alcance de até 560 km (ciclo CLTC).
A Zeekr - uma empresa chinesa do grupo Geely - é conhecida por fabricar modelos elétricos premium de alta tecnologia e segurança. O grupo chinês também é dono da Volvo, que sempre foi referência em segurança. Aliás, a base denominada SEA (Sustainable Experience Architecture) é a mesma do novo EX30.
Audaciosa e confiante com o X, a Zeekr pretende rivalizar com elétricos da Mercedes-Benz, Porsche, Audi, BMW e até a própria Volvo.
Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter