Além da Toyota, Renault também investirá em carro a hidrogênio
Francesa anuncia para maio deste ano a apresentação de protótipo inédito
Como está ficando cada vez mais claro, ao que tudo indica a necessidade de diversificação de fontes de energia fará com que as fabricantes também invistam em diferentes conjuntos mecânicos para seus automóveis no futuro.
Nesta sexta-feira (18), a Renault anunciou que vai revelar em maio deste ano um novo protótipo que traz como destaque a mecânica baseada no uso de hidrogênio.
Segundo a fabricante, “este carro-conceito inédito, com motorização a hidrogênio, personifica a trajetória de descarbonização do grupo e da marca Renault, bem como seus avanços em matéria de economia circular e de materiais tanto reciclados como recicláveis”.
Toyota
Vale destacar que a japonesa Toyota também está aplicando seus recursos no sentido de viabilizar automóveis movidos a hidrogênio.
A empresa já utilizou um Corolla de competição movido a hidrogênio em uma etapa da Super Taikyu, bem como apresentou um GR Yaris experimental em que o motor 1.6 turbo com 3 cilindros operava somente com hidrogênio.
A própria Toyota deixa claro que os motores a combustão baseados na queima de hidrogênio ainda estão em suas etapas iniciais de desenvolvimento. A empresa trabalha com a tecnologia desde 2017 e ainda não vislumbra sua aplicação em série.
Em relação a um motor a gasolina, o propulsor a hidrogênio tem a clara vantagem de eliminar a maioria das emissões tóxicas, preservando características como a sonoridade de um motor convencional.
Importante destacar que o hidrogênio também é avaliado por diversas marcas, inclusive a Toyota, como base para sistemas de célula de combustível, em que a quebra do gás libera a energia necessária para movimentar automóveis com propulsão elétrica.
De qualquer forma, seja diretamente no motor a combustão ou em células de combustível, o hidrogênio pode figurar como mais uma alternativa para movimentar os veículos de forma limpa e eficiente, ampliando o leque de alternativas no longo prazo.