Ainda sem previsão de estreia, Mustang Mach-E e E-Transit são avaliados no Brasil
Ford também anuncia novidades para seu Centro de Desenvolvimento e Tecnologia de Tatuí (SP)
Enfatizando sua estratégia de exportação de tecnologia e inteligência automotiva, a Ford Brasil anunciou nesta quinta-feira (11) aprimoramentos para seu campo de provas localizado no interior de São Paulo.
Agora renomeado para Centro de Desenvolvimento e Tecnologia de Tatuí, o local receberá investimentos para a digitalização das operações, sensoreamento de pistas e instalação de antena 5G, que permitirá estudos e testes com veículos autônomos.
De acordo com a Ford Brasil, o Centro de Desenvolvimento e Tecnologia de Tatuí segue atuando ainda no desenvolvimento, testes, validações e homologações dos modelos do portfólio atual, tanto para o Brasil quanto para a América do Sul, além de participar de projetos globais, incluindo tecnologias da mobilidade do futuro que ainda chegarão às ruas.
O local também terá o escopo de atividades ampliado para também prestar serviços para outras empresas, tanto da área automotiva como de outros setores, acrescenta a Ford Brasil.
Além do Centro de Desenvolvimento e Tecnologia de Tatuí, a Ford conta em escala global com outras seis estruturas do tipo ao redor do mundo, sendo três delas nos EUA.
O Centro de Tatuí ocupa uma área total de 4,66 milhões de m2, dos quais 3,63 milhões de m2 são de áreas verdes preservadas, com árvores nativas e mais de 360 espécies de animais.
Seus 40 km de pistas de terra e 20 km de pistas pavimentadas incluem áreas de alta e baixa velocidade com diferentes tipos de piso e traçados, como areia, cascalho, pedras e lama, além de lombadas, obstáculos, tanque de transposição de água e rampas com até 40º de inclinação.
O local está preparado para realizar mais de 440 tipos de testes, como avaliação de durabilidade, calibração, desempenho e segurança, além de homologação.
Desde o início das atividades, mais de 250 milhões de quilômetros já foram rodados nas suas pistas, o equivalente a mais de seis voltas ao redor da Terra.
Entre os testes mais recentes realizados no local, a Ford Brasil conta com unidades do Mustang Mach-E e da E-Transit já em avaliação no país, contudo a empresa ainda não confirma a estreia dos dois elétricos por aqui.
“Esses modelos estão sendo testados aqui em Tatuí, no Brasil, com o objetivo de avaliar o seu comportamento na região da América do Sul e relação com as características dos nossos consumidores”, explica Rogelio Golfarb, vice-presidente da Ford América do Sul.
Com um amplo leque de opções nos EUA, o Mustang Mach-E tem catálogos com tração nas rodas traseiras ou integral, e arranjos mecânicos com 258 ou 465 cv, além de autonomia variando entre 370 e 480 km. O grande apelo do elétrico é mesclar a esportividade associada ao nome Mustang com a versatilidade e aspecto robusto da carroceria no estilo crossover.
Já a E-Transit, por sua vez, foi revelada na América do Norte oferecendo até 8 opções de configuração, incluindo a cabine-chassi e três variações de comprimento para a carroceria. A van elétrica conta com 269 cv de potência e capacidade de carga para 1,76 tonelada.