Ainda com poucos detalhes revelados, nova geração do Hyundai Creta estreia na Índia
Modelo conta com visual praticamente idêntico ao ix25; saiba mais
Ainda sem revelar muitos detalhes técnico e inclusive não divulgando imagens da parte interna, a Hyundai apresentou no Auto Expo 2020, a principal mostra automotiva indiana, a segunda geração do Creta.
Assim como no Brasil, na Índia o Creta conquistou uma forte presença no segmento de SUVs compacto, atingindo bons números de venda, portanto é natural que a fabricante sul-coreana tenha escolhido o país em questão como o palco para apresentar a novidade.
Como era esperado, o novo Creta em sua segunda geração compartilha o design com o ix25 revelado na China ano passado, apostando em conjuntos ópticos bastante originais para a dianteira e a traseira do SUV, pontos que deverão ser polêmicos no que diz respeito ao design do modelo.
Em linhas gerais, o novo Creta mantém o porte mais robusto que certamente colaborou com o sucesso comercial do SUV compacto em diferentes mercados, bem como trará pequenos ganhos no comprimento e entre-eixos. A Hyundai, contudo, até o momento não liberou os dados técnicos da segunda geração do Creta, algo que será conhecido apenas na época do lançamento, em março deste ano para o mercado asiático.
Outro ponto que a Hyundai também não permitiu acesso ao modelo exibido no Auto Expo 2020 foi ao interior do novo Creta, porém a mídia especializada indiana aposta que ele será em grande parte inspirado pelo ix25 chinês.
Indo para a parte mecânica, o Creta indiano terá como opções de motores o 1.5 aspirado com potência na casa de 115 cv, bem como o 1.4 turbo presente no Kia Seltos também deverá figurar como uma alternativa para o novo Creta, reportam os sites e revistas indianos. No Creta, o 1.4 turbo poderá trabalhar em conjunto com os câmbios manual ou de dupla embreagem e 7 marchas.
No Brasil ainda é cedo para prevermos mudanças mais profundas no Creta, uma vez que o SUV estreou nas concessionárias por aqui há exatos três anos. O modelo ainda conta com um bom número de vendas, alcançando a terceira posição no ranking de janeiro dentro do segmento. De qualquer forma, a categoria se tornará cada vez mais dinâmica nos próximos meses com a estreia de rivais fortes, como é o caso do Chevrolet Tracker 2021, e a Hyundai certamente está atenta para toda essa movimentação.
Muito se diz nos bastidores, inclusive, que o Creta nacional poderá receber mudanças no design em relação ao carro que será revelado nesta semana para o mercado indiano. Logo, a atualização do modelo no Brasil poderia ocorrer por volta de 2022. Vamos acompanhar de perto qualquer novidade.