Agora vai? SUV Haval H6 nacional começará a ser produzido no fim de 2024
GWM afirmou ter recebido homologação para o programa Mover para dar início à produção na fábrica de Iracemápolis, em São Paulo
A montadora chinesa GWM foi homologada pelo programa Mover, do governo federal, e já pode começar a fabricar carros em Iracemápolis (SP), onde tem fábrica. O primeiro modelo nacional da marca será o SUV híbrido Haval H6.
O carro será feito inicialmente em regime de pré-produção, para testar e ajustar os novos equipamentos da linha de montagem e verificar os processos de manufatura e de controle de qualidade. Já em 2025, terá início a produção em série do SUV.
VEJA TAMBÉM:
- Andamos no Haval H6 PHEV19; leia o teste
- BYD Dolphin Mini já é o elétrico mais vendido do Brasil em 2024
“Com a homologação será possível transferir gradualmente todos os processos produtivos, atualmente realizados na China, para nossa fábrica em Iracemápolis, no interior de São Paulo”, comemora Marcio Alfonso, diretor de Engenharia, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da GWM Brasil.
Atualmente, a fábrica está passando por um processo de modernização e expansão, que ampliará sua capacidade de produção de 20 mil —quando era da Mercedes-Benz— para 50 mil veículos por ano, e chegando a 100 mil unidades ao longo dos próximos anos.
A GWM já desenvolveu uma lista de mais de 100 componentes para serem produzidos localmente. O objetivo é alcançar uma taxa de nacionalização superior a 60%, o que permitirá à montadora iniciar a exportação de veículos para outros países da América do Sul.
Em uma primeira fase, começará com a produção do monobloco, soldagem, tratamento superficial, pintura, montagem final e testes, montagem de chassis, freios, eixos e sistemas elétricos. No futuro, a meta é avançar para a montagem de componentes de maior valor agregado, chegando ao final do ciclo com a possibilidade de montagem das baterias de lítio.
Como é o Haval H6
Hoje o Haval H6 é vendido em versão híbrida HEV2 equipada com motor 1.5 turbo a gasolina e um elétrico, ambos no eixo dianteiro. São 243 cv de potência combinada e 54 kgfm de torque. Neste caso, a bateria é carregada pelo próprio motor a combustão.
A recém-lançada PHEV19 é plug-in e traz bateria de 19 kWh. Tem potência total de 326 cv. As opções PHEV34 e GT, também plug-in, usam o mesmo 1.5 turbo, mas com dois motores elétricos, sendo um no eixo traseiro. Chega aos 393 cv e 77,7 kgfm combinados. As baterias também são maiores, de 34 kWh. Como são plug-in, a recarga depende de fonte externa de energia. Ainda não está definida qual versão será feita no Brasil.
Entre janeiro e julho de 2024, o Haval H6 emplacou mais de 11,8 mil unidades e figura como o 38º veículo mais vendido no país.
Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter