Jeep Gladiator chega onde você quiser e tem espaço para tudo, mas custa R$ 499.990

Picape estreia no Brasil importada dos EUA somente na versão Rubicon com motor 3.6 V6
Jeep Gladiator 2022

Jeep Gladiator 2022 | Imagem: Divulgação

Como programado, a Jeep realizou nesta quinta-feira (4) o lançamento da Gladiator no mercado brasileiro. 

Importada dos EUA, a picape chega ao país em sua opção topo de linha Rubicon, com preço sugerido de R$ 499.990 na maior parte do território nacional. No estado de São Paulo, por conta do ICMS maior, a picape custará R$ 515.913.  

Sob o capô, a Gladiator Rubicon traz o motor 3.6 V6 Pentastar, que entrega 284 cv e 35,3 kgfm de torque. O propulsor trabalha associado ao câmbio automático de 8 marchas e, como não poderia ser diferente, a um robusto sistema de tração 4x4 com reduzida. 

Pensada para encarar as situações extremas no uso off-road, a Gladiator Rubicon sai de fábrica com alguns itens de destaque, entre eles os eixos dianteiro e traseiro Dana 44; a possibilidade de desconexão eletrônica da barra estabilizadora dianteira, o que resulta em um ganho de 30% na articulação da suspensão, assim como o bloqueio eletrônico dos diferenciais dianteiro e traseiro. 

Jeep Gladiator 2022
Jeep Gladiator 2022
Imagem: Divulgação

Segundo a Jeep, o eixo traseiro também pode ser travado no modo de tração “4HI”, para uso em velocidades altas em terrenos de baixo atrito, especialmente em dunas. 

A picape conta ainda com peculiaridades, como a câmera off-road dianteira, que permite um maior controle sobre o terreno logo a frente da picape. O dispositivo agrega até mesmo um esguicho para remover sujeiras da lente. 

Em termos de capacidade para o fora-de-estrada, a Gladiator Rubicon conta com altura em relação ao solo de 27 cm, capacidade de submersão de 76 cm e ângulos de entrada e saída de 43º e 26º, respectivamente. 

Pensada muito mais para o transporte de equipamentos de lazer do que carga em si, a Gladiator Rubicon oferece volume para 1.000 litros de capacidade em sua caçamba e pode rebocar até 3.138 kg. 

Jeep Gladiator 2022
Jeep Gladiator 2022
Imagem: Divulgação

A Jeep explica que optou pelo motor V6 na Gladiator, enquanto o Wrangler importado ao Brasil chega com o propulsor 2.0 turbo, exatamente por conta da necessidade de oferecer capacidade de reboque superior na picape.  

Com 5,59 m de comprimento, 1,89 m de largura, 1,90 m de altura e 3,48 m de distância entre-eixos, a Gladiator é maior do que as picapes médias tradicionais à venda no Brasil, porém, vale a ressalva, o modelo da Jeep pode deslocar 674 kg de carga na caçamba, enquanto veículos como a Toyota Hilux, entre outros, suportam por volta de 1 tonelada de carga.  

Bem equipada, a Gladiator Rubicon oferece revestimento interno de couro, sistema de som especial com 9 alto-falantes, central multimídia com tela de 7”, ar-condicionado automático digital, além de um completo pacote de assistentes de condução que reúne piloto automático adaptativo, alerta de colisão com frenagem autônoma, monitoramento de pontos cegos, entre outros.

Por fim, a Gladiator Rubicon será a única picape no país a oferecer o que a Jeep chama de "Open-Air Experience", uma vez que é possível retirar as portas, teto e ainda rebater o para-brisa do veículo, que conta com moldura de feita em alumínio.  

Jeep Gladiator 2022
Jeep Gladiator 2022
Imagem: Divulgação

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis