Accord: o primeiro híbrido da Honda no Brasil

Além do sedan, marca terá outros dois modelos eletrificados no país
Honda Accord híbrido, que agora passa a adotar a designação e:HEV

Honda Accord híbrido, que agora passa a adotar a designação e:HEV | Imagem: Divulgação

Aos poucos a Honda vai concretizando o seu plano anunciado no Salão de São Paulo em 2018. Na mostra paulista, a fabricante havia anunciado que sua gama de modelos contará com ao menos três carros híbridos no Brasil até 2023. Nesta sexta-feira (25), a marca anunciou que caberá ao Accord figurar como o primeiro carro com este tipo de propulsão em nosso país. A marca não ofereceu, contudo, uma data mais concreta para o lançamento do sedan eletrificado no Brasil.

De qualquer forma, em conjunto com a confirmação do Accord híbrido para o Brasil, a Honda também clarificou o posicionamento de seus automóveis com propulsão alternativa daqui para frente. Todos os modelos eletrificados da fabricante irão compor a gama e:TECHNOLOGY, enquanto os veículos de propulsão híbrida, como é o caso do Accord, vão adotar a designação e:HEV em substituição ao i-MMD.

“O Accord foi escolhido para estrear a tecnologia e:HEV no Brasil pelo fato de ser o modelo mais tecnológico comercializado pela marca localmente e, também, por representar o topo do desenvolvimento de sedãs da Honda. O sistema oferece performance aprimorada em diferentes cenários de condução, priorizando tanto a eficiência energética como a dinâmica divertida, em uma operação automática, onde o condutor não precisa selecionar entre os três modos de operação do conjunto motriz híbrido”, explica a Honda em seu comunicado.

O Honda e:HEV é composto de um motor 2.0 de quatro cilindros a gasolina, ciclo Atkinson, que funciona tanto para propulsão como para fornecimento de energia elétrica, e dois motores elétricos - um para propulsão e outro para geração, separados. Pela configuração adotada para o sistema, não se faz necessário um conjunto de transmissão, sendo a conexão do motor a combustão com o eixo motriz controlada por um sistema de embreagem do tipo lock-up, com relação direta.

Com essa combinação, o Accord pode rodar em três modos de uso: EV Drive, Hybrid Drive e Engine Drive, selecionados automaticamente de forma a obter a melhor relação entre desempenho e eficiência energética. O modo EV Drive permite o uso 100% elétrico e zero emissão de poluentes. Já no modo híbrido, o motor a gasolina fornece energia para o motor elétrico gerador, enquanto o excesso de energia produzido é convertido em carga para o sistema de baterias de íons de lítio. No modo Engine Drive, o motor a combustão transmite diretamente para as rodas, permitindo a máxima eficiência de trabalho. Na maioria das situações, o Honda Accord circulará nos modos Hybrid Drive e EV Drive, para alcançar a melhor eficiência possível. O modo Engine Drive é adotado apenas em situações de velocidades de cruzeiro, em condições de estrada.

Além do Accord e:HEV, uma boa aposta de modelo híbrido que a Honda pode importar futuramente ao Brasil reside no CR-V. O recém-apresentado Fit em sua quarta geração também traz um avançado conjunto propulsor híbrido e, quem sabe, a marca possa apostar nessa configuração também para o mercado brasileiro.

Acima a quarta geração do Honda Fit revelada no Japão: estreia no Brasil é esperada para 2020
Quarta geração do Honda Fit: será que a novidade será um dos híbridos da Honda no Brasil?
Imagem: Divulgação

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa