Acabou o segredo: este é o Yaris Cross, SUV compacto da Toyota
Inédito utilitário esportivo será lançado na Europa em 2021 e deve inspirar o SUV nacional que a marca prepara para o Brasil
E a previsão estava correta: a Toyota enfim revelou nesta quinta-feira, 23, o Yaris Cross, inédito SUV compacto que a marca passará a vender no mercado europeu em 2021. Projetado sobre a mesma plataforma GA-B que deu origem à nova geração do Yaris, o crossover também será fabricado na França a partir do segundo semestre.
O Yaris Cross interessa a nós brasileiros porque deve antecipar muito do que a Toyota prepara para seu primeiro SUV compacto nacional, que será produzido em Sorocaba no ano que vem. Mas certamente ele terá diferenças de conceito em relação ao veículo europeu, que é menor que um HR-V, mas carrega mais tecnologia, como uma tração integral inteligente, a AWD-i.
O Yaris Cross também será oferecido com motorização híbrida, um conjunto baseado em um motor 1.5 litro com ciclo Atkinson associado a um motor elétrico com 116 cv de potência somada. A marca afirma que esse powertrain possui uma eficiência térmica de 40%, superior a de motores diesel avançados. No Brasil, o futuro SUV pode até contar com opção híbrida, mas certamente também oferecerá versões flex convencionais.
Espera-se também um pouco mais de ousadia no estilo no modelo nacional, afinal o Yaris Cross não chega a empolgar, sobretudo na parte frontal, com grade minimalista e enormes entradas e ar laterais. A traseira, ao contrário, está mais em linha com o RAV4, mas possui uma régua inteiriça nas lanternas de resultado bem atraente. O modelo divulgado pela Toyota também exibe duas cores, uma tendência que deve se estender ao Brasil.
Por dentro, o Yaris Cross possui uma enorme central multimídia destacada do painel, mas mantém um cluster convencional analógico. Há ar-condicionado de duas zonas e volante de três raios com diversos comandos satélite. O acabamento denota bastante cuidado, ao menos pelas imagens.
Pequenino
As dimensões do Yaris Cross sugerem que o projeto europeu não se encaixaria no Brasil. Com apenas 4,18 m de comprimento, ele é 15 cm mais curto que o HR-V, quase 3 cm mais baixo, embora tenha praticamente a mesma largura externa. No entanto, o Toyota mantém a mesma distância entreeixos do Yaris, de 2,56 m, contra 2,61 m do modelo da Honda.
Ou seja, é um SUV pequeno para o gosto do brasileiro, que prefere modelos com mais espaço interno. A situação da Toyota remete ao Captur, da Renault. Enquanto na Europa, o SUV é mais sofisticado e menor, por aqui o projeto foi concebido sobre a plataforma do Duster, que é bem mais generosa, porém, despojada.
Ainda que o pacote técnico do futuro SUV nacional da Toyota seja diferente do Yaris Cross, a plataforma GA-B deve proporcionar avanços como a possibilidade de auxílios ativos de segurança e já mencionada propulsão híbrida.
Fato é que a entrada da Toyota no segmento de SUVs compactos promete mexer com equilíbrio de forças entre as marcas, seja na Europa ou no Brasil.