Abeifa: venda de importados cresce 82% no primeiro bimestre do ano

Volvo, Porsche e Kia foram as associadas de maior destaque nos emplacamentos nos dois primeiros meses de 2023
Volvo C40 entra em pré-venda no Brasil

Volvo C40 entra em pré-venda no Brasil | Imagem: Divulgação/Alexandre Lefebvre/Volvo

O mês de fevereiro apontou uma queda nas vendas de 5% comparado com o mês anterior, considerando as onze marcas filiadas à Abeifa – Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores.

A entidade computou 3.165 licenciamentos (3.332 unidades de fevereiro), das quais 2.097 foram automóveis importados e 1.068 veículos de produção nacional. Comparado a fevereiro de 2022, a queda é de 34%: 3.165 unidades contra 4.793 veículos.

Na importação, as 2.097 vendas representaram uma redução de 11,7% ante as 2.376 unidades de janeiro de 2023, mas aumento de 72% comparado a fevereiro de 2022.

Outro motivo de comemoração se deve ao crescimento de 82,3% no primeiro bimestre do ano no qual foram vendidas 4.473 unidades contra 2.453 unidades no ano passado. Na participação das associadas à Abeifa, considerando o mês de fevereiro, a quantia de 2.097 importados vendidos representou 1,75% do mercado interno brasileiro.

Entre em marcas, a Volvo se destacou entre as associadas da entidade. Nesse período houve uma variação positiva de 69%, ou seja, de 796 carros vendidos no primeiro bimestre do ano passado, as vendas saltaram para 1.342 unidades.

Outra marca que mostrou avanço nas vendas é a Porsche, que comercializou 606 carros no primeiro bimestre deste ano, ou 92% a mais em relação ao mesmo período de 2022, quando foram emplacadas 315 unidades.

Suzuki Jimny Sierra 2022
Suzuki Jimny Sierra 2022
Imagem: Divulgação

A Suzuki, que deixou de produzir no Brasil, ampliou as importações, com alta de 87%. No primeiro bimestre de 2023 foram vendidos 191 carros, contra 102 exemplares no mesmo intervalo de 2022.

Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

 

Redação

Autoo