A partir de R$ 50 mil: 10 carros usados chineses que podem ser um bom negócio
Apesar do preconceito inicial, hoje eles evoluíram e provam que podem oferecer mais por menos, com qualidade
A realidade hoje no Brasil é outra quando o assunto são os veículos chineses. O que antes era motivo de uma série de problemas com manutenção, fragilidade de construção e acabamento, hoje o cenário está diferente.
VEJA TAMBÉM:
- Com nomes incomuns, carro chineses marcaram presença no mercado brasileiro em 2023
- Além de BYD, GWM e Caoa Chery, quais outras marcas chinesas podem fazer sucesso no Brasil?
Com o mercado de eletrificados e SUVs crescendo a cada instante, muitas delas tomadas por chineses, num futuro não muito distante não haverá como resistir a eles.
Com bom nível de equipamentos e até tecnologia flexível de combustível presente entre alguns deles, resolvemos listar 10 modelos usados mais baratos que valem a pena ter visando o melhor custo-benefício possível. Confira.
1- JAC T40 2017-2018: R$ 50.448
Desviando da fama de que carro chinês tem acabamento ruim e frágil, o T40 é diferente. Aliás, ele é um dos pontos positivos com peças de boa qualidade, sem rebarbas e sem falhas de montagem.
Outra característica a se levar em conta é o espaço interno, satisfatório para uma família com cinco pessoas. E o que dizer do porta-malas? São bons 450 litros!
Quando importou ao Brasil, em 2017 contava com motor 1.5 16V flex (127/125 cv e 15,7/15,5 kgfm) e transmissão manual, mas no ano seguinte acrescentou a 1.6 16V movida só a gasolina (138 cv e 17,1 kgfm) e CVT de seis marchas. A vantagem está na garantia de seis anos, portanto um 2019 ainda conta com mais um ano de benefício. O modelo deixou de ser importado em 2021 (2021/2022).
2- Caoa Chery Tiggo 2 Act MEC. 2017-2018: R$ 60.291
O crossover ainda agrada pelo visual esportivo, um misto de hatch com SUV. Sua história por aqui começa em 2018 quando as primeiras unidades começaram a sair da fábrica em Jacareí e termina em 2022 quando parou de ser fabricado. Bem equipado e ainda moderno, pode ser uma alternativa interessante. Por falar em interessante, o porta-malas tem 420 litros, algo surpreendente para um hatch de 4,20 m de comprimento.
O motor 1.5 flex rende 115 cv de potência máxima e até 14,9 kgfm de torque. A transmissão pode ser manual de cinco marchas ou automática de 4 velocidades, de acordo com a versão. Em equipamentos, o destaque vai para o conjunto óptico dianteiro com luzes diurnas de LED e jogo de rodas de aro 16 de série.
3- Caoa Chery Tiggo 5x T 2018-2019: R$ 83.207
Tendo como rivais Jeep Renegade, Hyundai Creta e VW T-Cross, o Tiggo 5x - lançado em 2018 - traz bom acabamento, estilo e conforto e lista de itens de série completa - até a câmera 360° já vem na versão de entrada. Desde 2018, o SUV é montado em Anápolis (GO) pela Caoa Chery.
O modelo traz motor 1.5 turbo flex de 150/147 cv e 21,4 kgfm de torque e transmissão automática CVT de 6 velocidades simuladas, além de uma variante híbrida leve 48V regenerativa que usa a energia cinética das reduções e frenagens. Vendido por iniciais R$ 83.207, considerando o primeiro ano-modelo de produção 2018-2019, ele é uma opção interessante e completa para quem não quer gastar mais de R$ 130 mil em um SUV 0 km.
4- Caoa Chery Tiggo 7 T 2018-2019: R$ 88.057
Montado junto ao Tiggo 5x, o Tiggo 7 é maior. São 4 cm a mais de entre-eixos (2,67 m contra 2,63 m), 3 cm a mais de altura (1,67 m ante os 1,64 m), 17 cm superior (4,50 m versus 4,33 m). É também maior que os rivais Jeep Compass (4,40 m de comprimento, 1,81 m de largura, 1,66 m de altura e 2,63 m de entre-eixos) e VW Taos (4,46 m, 2,09 m,1,62 m e 2,68 m).
Em termos de equipamentos, a mais simples T já traz controle de estabilidade, chave presencial, ar-condicionado digital com saída traseira, multimídia com tela de 9" e Apple CarPlay, freio de estacionamento elétrico e luzes diurnas de LED.
O conjunto motriz é o mesmo do Tiggo 5 x (1.5 turbo flex de 150/147 cv e 21,4 kgfm e câmbio automatizado de seis marchas.
5- JAC e-JS1 2021-2022: R$ 108.619
Para quem quer começar entrando no mundo dos 100% elétricos, o JAC e-JS1 usado pode ser um caminho. O compacto para cinco lugares tem motor elétrico de 45 kW (62 cv) e torque de 5,3 kgfm.
Alimentado por uma bateria de 30,2 kW, a autonomia é de 161 km - com carga completa. Já o tempo de recarga rápida feita em eletropostos é de 1 hora (15% a 85%).
Com tamanho parecido ao do Fiat Mobi, o chinês e-JS1 pode não ser um modelo espaçoso, mas tem lá suas vantagens por ser elétrico como a isenção do rodízio, isenção ou desconto do IPVA dependendo do estado, entre outros benefícios. Vale lembrar que o modelo ainda está coberto pela garantia de fábrica (a JAC dá cinco anos do benefício para modelos novos).
6- Caoa Chery Tiggo 8 Max Drive 2019-2020: R$ 141.100
Concorrente de SUVs como Peugeot 5008 e Volkswagen Tiguan Allspace, o Tiggo 8 conta com nível de equipamentos superior como abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas e sistema Keyless que trava e destrava todas as portas por sensor de aproximação.
Transporta até sete passageiros com espaço e conforto, graças aos 4,70 m de comprimento, 1,86 m de largura, 1,70 m de altura e 2,71 m de entre-eixos. O porta-malas tem 191 litros (configurado para sete passageiros), 889 litros (cinco pessoas).
O motor é (não tem a opção flex igual ao Tiggo 5X e Tiggo 7) 1.6 turbo a gasolina de 187 cv e 28 kgfm casado com a transmissão automatizada com simulação de sete marchas.
7- Seres 3 2023: R$ 182.990
O SUV elétrico urbano Seres 3 2024 0 km é vendido por R$ 199.990, mas um 2023 é tabelado a R$ 182.990. É uma diferença de 9%, mas com a garantia de mais quatro anos pela frente, já que a marca dá cinco anos para modelos novos.
Traz motor elétrico de 120 kW (163 cv) de potência e 30,6 kgfm de torque, o que garante maior agilidade. São 8,9 segundos no 0-100 km/h e 160 km de velocidade máxima, considerando que ele tem quase 1.800 kg.
Além disso, o motorista pode optar por um dos três modos de condução (Comfort, Eco e Sport) que garante ter o melhor aproveitamento em cada um deles. Equipado com bateria de 53 kWh o alcance declarado pelo Inmetro é de 206 km.
8- BYD ET3 2022: R$ 207.541
Com a crescente demanda por veículos comerciais elétricos, em 2021, a BYD resolveu apostar no seu furgão elétrico ET3.
Com velocidade limitada em 100 km/h, o modelo comercial tem motor elétrico de 109 cv e 18 kgfm de torque. Esta unidade é alimentada por uma bateria de 44,9 kWh, suficiente para a autonomia de 170 km. I
sso garante uma das melhores autonomias em se tratando de uma van comercial para atendimento de entregas nos principais centros urbanos. A capacidade de carga, segundo a fabricante, é de até 3.300 litros. Além disso, a BYD garante que o motorista pode recarregar de 20% a 80% da bateria com o tempo de 30 minutos.
9-BYD D1 EV 2022: R$ 208.541
Em 2022, chegou o D1 EV, um automóvel pertencente à categoria MPV (Multi Purpose Vehicle), conforme a marca o classifica, já pode ser comprado no mercado de usados.
A minivan para cinco ocupantes mede 4,39 m de comprimento 1,65 m de altura e 1,85 m de largura, tendo entre-eixos de 2,80 m. Uma das portas traseiras conta com sistema deslizante e pode ser operado eletricamente. Isso ajuda bastante o acesso de pessoas com mobilidade reduzida, assim como o assoalho traseiro plano e a menor altura em relação ao solo (12,5 cm).
O motor é elétrico (130 cv e 18,3 kgfm) é alimentado por baterias de 53 kWh que garantem 371 km de autonomia com uma única carga. O tempo de recarga rápida é de 35 minutos (80% do total).
10- JAC iEV-330P 2020: R$ 237.591
A primeira e única picape totalmente elétrica do Brasil foi lançada em 2020 no Brasil. Seu motor elétrico, de acordo com a Jac, tem 150 kw (204 cv) de potência e 33,6 kgfm, e um dos diferenciais está no sistema i-Pedal, acelerador Inteligente que quando o motorista tira o pé do pedal, o motor elétrico se transforma em gerador e recarregar a bateria. Com isso, é possível elevar a autonomia do veículo em até 20%. Falando em autonomia, segundo dados atualizado do Inmetro, são 226 km.
A picape elétrica mede 5,61 m de comprimento e 1,88 m de largura, 1,83 m de altura e 3,38 me de entre-eixos. Já a caçamba permite até 1.500 litros de capacidade e 800 kg de carga máxima.
Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter