A partir de R$ 40 mil: conheça híbridos usados mais baratos que valem a pena
Além de trazerem vantagens para o bolso, modelos também oferecem conforto e sustentabilidade
Atualmente, se você quiser comprar um carro híbrido novo, vai ter que desembolsar R$ 169.990, valor pedido pelo SUV urbano Kona Hybrid da montadora sul-coreana Hyundai. Pensando nisso, resolvemos buscar os modelos seminovos e usados mais baratos que valem a pena ter na sua garagem.
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Mas é preciso lembrar que se deve prestar atenção no estado de conservação desses modelos, uma vez que o custo de troca das baterias e de componentes do sistema híbrido é bastante elevado. Dito isso, a seguir, vamos à lista de modelos.
1- Ford Fusion 2.5 16V Full Hybrid - R$ 41.379
Custando salgados R$ 134 mil quando foi lançado no Brasil em 2010, o Fusion Full Hybrid - a versão do sedã grande que combina o motor convencional a outro movido a eletricidade - que pesa 1,7 tonelada chega a rodar 16,4 km/l na cidade, autonomia superior a do compacto de entrada da mesma montadora, o Ford Ka 1.0 flex (7,4 km/l na cidade/10,6 km/l na estrada com etanol e 9,6 km/l na cidade e 13,8 km/l na estrada com gasolina).
Estes dados vêm da combinação de um motor 2.5 16V a combustão de 158 cv (gasolina) e dois motores elétricos que juntos entregam uma potência combinada de 193 cv. A transmissão é automática do tipo CVT e a tração, dianteira.
2- Toyota Prius 1.8 16V 5P Aut. - R$ 54.155
Neste ano, a Toyota está comemorando 10 anos de seu primeiro veículo híbrido no Brasil. Estamos falando do Prius. Importado do Japão. Dotado de um propulsor a combustão 1.8 a gasolina de 99 cv e outro elétrico de 80 cv, o conjunto é auxiliado pelo câmbio CVT, com relações infinitas.
Na época, foi anunciado ao preço de R$ 120.830, o que hoje, uma unidade do primeiro ano é facilmente encontrada por menos de R$ 55 mil. A economia também é representada em números no consumo energético. De acordo com o Inmetro, são 15,7 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada (gasolina).
3- Lexus CT200h 1.8 CVT - R$ 72.096
Outro representante do grupo Toyota lançado em 2013 no mercado brasileiro, o hatch CT200h 1.8 CVT traz a mesma receita do seu primeiro híbrido vendido por aqui, ou seja, um conjunto motriz (um a combustão 1.8 e outro híbrido) que com a ajuda da transmissão CVT juntos conseguem extrair 179 cv de potência.
Apesar de se tratar de modelos distintos em tamanho e peso (o Prius é maior com 4,48 m de comprimento, 1,74 m de largura, 1,51 m de altura e pesa 1.415 kg contra 4,32 m, 1,76 m, 1,44 m e 1.465 kg), o consumo é o mesmo divulgado pelo Inmetro: 15,7 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada (gasolina). O modelo deixou de ser importado em 2019.
4- Caoa Chery Arrizo 6 Pro 1.5 Turbo - R$ 115.530
Apesar de se tratar de um modelo novo, o sedã importado em 2021 pela Caoa Chery é barato e traz motor flex 1.5 de 150/147 cv e 21,4 kgfm de torque e transmissão CVT que simula 9 marchas. Combinado com um motor elétrico de 10 cv e 4,1 kgfm, o modelo consegue a potência combinada e torque combinados de 160 cv e 25,5 kgfm, nessa ordem.
Segundo o Inmetro, seu consumo é de 7,4 km/litro na cidade e 9,2 km/litro na estrada, utilizando etanol e 10,6 km/litro e 13,4 km/litro com gasolina, ou seja, o mesmo do modelo que não possui o sistema híbrido-leve. No entanto, é um dos carros com melhor custo-benefício, oferecendo muito por um preço bem acessível, a partir de R$ 115 mil.
5- Kia Stonic SX Turbo Aut. - R$ 120.909
Vendido no final de 2021 como linha 2022 no país, o Stonic veio em versão única equipada com motor Kappa de 3 cilindros, turbo GDI (injeção direta), de 1 litro, a gasolina, com sistema híbrido MHEV 48V (Mild Hybrid Electric Vehicle) Smartstream, capaz de gerar 120 cv de potência combinada e torque combinado de 20,4 kgfm.
Segundo a marca sul-coreana, o conjunto motriz é ligado ao câmbio automático de sete marchas e dupla embreagem DCT. De acordo com dados do Inmetro, o hatch faz 13,7 km/l na cidade e 13,8 km/l na estrada, sempre abastecido com gasolina.
6- Mitsubishi Outlander 2.0 PHEV - R$ 132.252
Primeiro SUV híbrido do Brasil, o Mitsubishi Outlander PHEV chegou ao mercado nacional em 2015 e com ele trouxe a combinação da última tecnologia da marca com a economia. Equipado com motor 2.0 e mais duas unidades elétricas( sendo uma para cada eixo), a potência combinada é de 285 cv, sendo 121 cv no motor a combustão e 82 cv com os propulsores elétricos.
Já o torque combinado é de 53,3 kgfm (19,4 kgfm do motor a combustão, 14 kgfm do eixo dianteiro e 19,9 kgfm do eixo traseiro). De acordo com o Inmetro, o Outlander faz 12 km/l na cidade e 13 km/l na estrada. Pode não parecer muito, mas estamos falando em um veículo que pesa quase 2 toneladas.
7- Toyota Corolla Altis Híbrido flex - R$ 140.014
Lançado no final de 2019 no Brasil como linha 2020, a Toyota se orgulha de ser a estreante no mercado com o seu primeiro híbrido flex. Disponível só para a versão topo de linha Altis, o sedã traz motor 1.8 flex de ciclo Atkinson com 101 cv de potência com etanol e 98 cv com gasolina e 14,5 kgfm de torque independentemente do combustível utilizado, junto a dois motores elétricos de 72 cv e 16,6 kgfm.
Segundo dados do Inmetro, o consumo dessa versão é de 10,9 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada com etanol e 16,3 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada abastecida com gasolina.
8- Lexus UX-250h Dynamic 2.0 16V Aut. - R$ 159.452
A partir de 2019, a Lexus começou a vender o UX-250h, um crossover com pegada de SUV, na época de seu lançamento, custava impossíveis R$ 170 mil, indo até R$ 200 mil. Hoje, já é possível encontrar unidades do mesmo ano a partir de R$ 159.452 de acordo com a tabela da Fipe, a Dynamic é a mais em conta - ainda tem a F-Sport (R$ 183.307) e a topo de linha Luxury (R$ 188.450).
Todas essas versões são equipadas com propulsor híbrido que combina um motor 2.0 a gasolina com um elétrico que juntos rendem a potência combinada de 181 cv (141 cv, a combustão e 107 cv, elétrico) e torque combinado de 39 kgfm (18,8 kgfm, a combustão e 20,2 kgfm, elétrico). O câmbio é do tipo CVT. O consumo homologado junto ao Inmetro é de 16,7 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada.
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