A luz do airbag do meu carro acendeu. Devo me preocupar?
Aviso luminoso no painel do veículo está relacionado a vários fatores, de acordo com especialista
Desde 2014, por lei, todos os veículos fabricados no Brasil passaram a ser equipados de série com o airbag para motorista e passageiro, mas para que ele funcione corretamente é preciso ficar atento a alguns detalhes. A luz acesa no painel é o principal cuidado que o motorista deve se atentar.
VEJA TAMBÉM:
- O que é aquela luzinha no painel? A gente explica para você!
- A luz da injeção eletrônica acendeu no painel? Saiba o que fazer
A luz do airbag acende no momento que se dá a partida no motor, porém ela deve apagar em alguns segundos. Isso significa que o sistema está operante. Caso ocorra de a luz permanecer acesa, mesmo com o motor ligado, é sinal de que há algum inconveniente.
“Entre as origens do problema, podem estar desde em um simples mau contato de conector, cinta do airbag quebrada, bolsa de ar ou até mesmo os cintos de segurança com pré-tensionadores que também fazem parte do conjunto”, explica Pedro Luiz Scopino, professor de mecânica e dono da oficina mecânica Auto Club Scopino.
Mau contato pode ser a causa da luz do airbag estar acesa
Portanto, independente da causa, Scopino alerta para ir imediatamente até um mecânico de confiança que dará um diagnóstico mais preciso.
Em alguns casos, o mestre explica que quando o motorista leva para limpar o estofamento em alguma empresa especializada e o técnico esquece de voltar a ligar o chicote dos cintos, por exemplo, a luz do airbag também vai permanecer acesa. Outra razão pode estar atrelada ao mau contato que pode ocorrer por inúmeros motivos, desde um conector mal encaixado até a entrada de água por conta de uma enchente, por exemplo.
“Caso o motorista ignore isso, qualquer colisão que houver, não vai haver disparo do airbag, ou seja, o sistema todo fica inoperante; muitas vezes pode ser troca de algum componente e muitas vezes é mau contato de chicote”, resume o especialista em manutenção automotiva.
Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter