A chuva chegou! Atente para os cuidados com a manutenção nessa época do ano

Dicas simples e importantes podem ajudar a evitar surpresas indesejáveis no meio da estrada
Carro na chuva

Carro na chuva | Imagem: Divulgação

A primavera começou e com ela temos  início ao período de fortes chuvas que se estendem entre os meses de outubro e março, quando as estradas começam a lotar por conta da temporada de férias. Assim, é preciso ficar muito atento com a manutenção do carro nessa época do ano; antecipá-la, além de ajudá-lo a evitar filas de espera nas oficinas, te ajudará a economizar dinheiro, já que os mecânicos costumam cobrar mais caro nesse período.

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Para ajudar nessa tarefa, listamos alguns dos itens mais importantes que você pode checar e fazer o reparo em casa mesmo e outros que você deve procurar a ajuda de um mecânico especializado.

Para-brisa e palhetas

A Toyota testa no Japão um sistema em que os limpadores fornecem informações em tempo real sobre o tempo
As palhetas do limpador de para-brisa devem ser trocada uma vez a cada ano para funcionarem corretamente
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Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, rodar com o para-brisa trincado é considerado infração grave com possibilidade de retenção do veículo mais multa no valor de R$195,23 e perda de cinco pontos na CNH. Caso a trinca não ultrapasse 10 cm , é possível efetuar o reparo. Agora, dependendo da localização da rachadura, será preciso trocar o para-brisa. 

Quanto às palhetas, os fabricantes recomendam que a troca seja feita, ao menos, uma vez por ano. Deixar de fazer a substituição, além de colocar em risco a já mencionada segurança do motorista e passageiros, pode causar danos maiores ao carro. O mais comum é que, com o passar do tempo, a borracha das palhetas fique ressecada, podendo riscar o para-brisa. 

Quanto à manutenção, especialistas recomendam  usar uma solução de água com um pouco de álcool e aplicá-la com um pano limpo no vidro ao invés de usar detergentes, querosene e quaisquer tipos de sabão. Para a limpeza das borrachas, basta apenas passar um pano umedecido com água limpa.

Faróis e lâmpadas

Detalhes dos faróis do novo Arrizo 5 Plus (Arrizo 6 no Brasil)
Faróis devem estar com as lentes sempre limpas e bem transparentes para proporcionarem boa visibilidade à noite
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Hoje a maioria dos veículos contam com faróis produzidos em material termoplástico (policarbonato), e, no processo de fabricação, recebem uma camada de verniz em toda a superfície externa. Este acabamento dado pelo verniz assegura a necessária proteção do material plástico, tanto em relação a riscos quanto aos raios ultravioletas emitidos pela luz solar. 

No entanto, a exposição extrema ao sol e o uso de produtos químicos agressivos com o tempo causa o amarelamento e a opacidade da lente. Isso pode causar a perda da proteção à radiação UV e danificar os componentes internos do farol, segundo Egidio Vertamatti - Gerente Executivo de Produtos da Arteb.

“Na lavagem, basta utilizar pano macio, umedecido com sabão neutro. Produtos abrasivos, como solventes, jamais devem ser utilizados, pois tendem a danificar a camada de verniz, tornando a lente suscetível a riscos e a desgastes prematuros e opacidade”, explica.

O gerente ainda alerta para a necessidade de se observar se o espaço entre a lente e a lâmpada está bem vedado, bem como manter a regulagem e as lâmpadas em dia, que devem ser sempre compatíveis com o veículo para que não se soltem ou queimem prematuramente por voltagem incorreta.

Pneus

Calibrar bem os pneus toda semana também contribui com a economia de combustível
Calibrar bem os pneus toda semana também contribui com a economia de combustível e evitar o desgaste prematuro
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É importante verificar a calibragem dos pneus e fazer o alinhamento e balanceamento, conforme recomendação do manual do proprietário do veículo. O rodízio de pneus, uma medida de economia importante, deve ser feito a cada 10 mil km rodados, garantindo vida útil maior. Ao fazer o rodízio é importante balancear e alinhar as rodas para evitar o desgaste prematuro dos pneus que também pode aumentar o consumo de combustível.

Além disso, o alinhamento e o balanceamento das rodas garantem a dirigibilidade e segurança do automóvel. Quando essa manutenção é feita, toda a parte de suspensão do veículo também é inspecionada, podendo ser diagnosticado, em tempo, problemas na suspensão e amortecedores.

Ar-condicionado  

Ar-condicionado é um dos itens mais valorizados pelos consumidores
Ar-condicionado deve ser ligado pelo menos duas vezes por semana para que tenha um bom funcionamento
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Ligar o ar-condicionado uma ou duas vezes por semana e deixá-lo funcionar por 30 minutos é a melhor forma de garantir o bom funcionamento do sistema de refrigeração.

Segundo o Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo (Sindirepa-SP), outra forma de garantir a integridade do equipamento é  verificar em uma oficina de confiança o sistema de ar-condicionado a cada seis meses para checar o nível do fluido e se carga está completa.  Se estiver acima pode comprometer o compressor e se estiver abaixo pode queimar componentes do sistema. 

Outras dicas de cuidado incluem a higienização do sistema a cada seis meses quando for realizada a troca do filtro de cabine, substituir as mangueiras flexíveis a cada cinco anos de uso e checagem do nível do líquido de arrefecimento que ajuda a controlar o nível de temperatura do ar-condicionado. No caso da troca do aditivo do radiador fazer a cada dois anos, e do filtro secador (responsável por filtrar a umidade e outras partículas sólidas do ar-condicionado), sempre que o circuito de refrigeração for desconectado para execução de reparo. 

Freios

Freios
Discos de freios podem ser danificados pelas pastilhas muito gastas. Portanto, é melhor trocá-las na hora certa
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Sintomas como a perda de eficiência de frenagem exigindo mais força ao pisar no freio e pedal mais baixo indicam a presença de ar dentro do sistema hidráulico, de acordo com Guilherme Bonatto, Consultor de Marketing de Produtos da Fras-le. 

Ainda segundo o especialista, outros fatores ligados à perda de eficiência na frenagem estão ligados ao que os especialistas classificam como “vitrificação de pastilhas”. Ela é ocorrida quando o sistema é exigido ao extremo e sofre superaquecimento, ou mesmo pela falta do pré-assentamento adequado das pastilhas com o disco.

Já para Marlon Fischer, Gerente Comercial Aftermarket da Fremax,  o pedal muito duro ou pesado pode indicar que o hidrovácuo (peça que tem a função de reduzir o esforço do motorista ao aplicar força no pedal do freio) não está funcionando adequadamente. 

“O desgaste de outras peças do sistema, como pastilhas, pode contribuir para a redução da vida útil do componente. Por isso, é tão importante revisar o estado de conservação de todas as peças do sistema de freio”, defende o gerente.

Bateria 

Veja como evitar problemas com a bateria de seu carro
Deve-se ficar de olho no sistema elétrico, inclusive no alternador que é responsável pelo carregamento da bateria
Imagem: Pixabay

Ela é a responsável por todo o sistema elétrico do carro, incluindo o  alternador que faz com que a própria bateria tenha uma durabilidade maior que é de três a cinco anos.

Para Antônio Gaspar de Oliveira, especializado em manutenção automotiva,  se o sistema de alimentação funciona adequadamente, a bateria é alimentada e terá o tempo de vida útil garantido pelo fabricante.  

“Quando a bateria descarrega, só há possibilidade de recarga se a mesma está em boas condições, ou seja, caso o defeito tenha ocorrido no sistema de alimentação, alternador ou na parte de fiação, impedindo, assim, o carregamento de energia”, alerta. Por isso, Oliveira, reforça que antes de pegar  a estrada, verificar se está tudo em ordem e caso a bateria descarregue, saber os motivos que levaram isso acontecer. 

“Hoje, os carros usam baterias seladas, ou seja, não necessitam de manutenção; os cuidados ficam mesmo somente com a parte elétrica e seus componentes. Já nos modelos mais antigos é importante verificar a solução que compõe a bateria e observar se não evaporou, o que pode comprometer as placas de chumbo”, explica.

Em todo o caso, os motoristas devem ficar atentos às luzes do painel do automóvel, que indicam qualquer anomalia na parte elétrica e no alternador ou no sistema de alimentação. As luzes sempre avisam quando ocorre algum defeito que impedirá o carregamento adequado da bateria.

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