A bordo do Subaru WRX STI, o ''trovão azul''

Nova geração do Subaru WRX STI apresenta uma leve mudança de caráter
Subaru WRX 2016

Subaru WRX 2016 | Imagem: Divulgação

Para quem gosta de dirigir, poucos carros satisfazem tanto quanto o Subaru WRX STI. O motivo é fácil de entender. Assim como um Rolex, que usa o que há de melhor em termos de materiais, peças e desenvolvimento para a criação de um relógio, o WRX STI é um carro milimetricamente pensado em tudo o que é necessário para contornar curvas com perfeição, além de sair delas com potência e torque de sobra para acelerar.

Quer uma prova de tudo isso? Então vamos entrar no mundo STI. Na nova geração, o sedã conta com sistema de freios fornecido pela consagrada Brembo e a estrutura ganhou em rigidez torcional com a aplicação de mais aços de alta resistência, o que ajuda muito em um esportivo. A direção é extremamente direta e são necessárias apenas duas voltas e meia do volante para ir de um batente a outro. O peso do volante, diga-se de passagem, é ligeiramente mais pesado do que o normal, algo bem-vindo em um automóvel com essa proposta.

Já a suspensão dá uma mostra de todo o brilhantismo – e originalidade – dos japoneses na hora de criar um carro. O conjunto dianteiro é composto de braços de alumínio em L montado de forma inversa ao aplicado geralmente nos carros convencionais, segundo a Subaru para reduzir a massa não suspensa do carro e, com isso, ganhar agilidade e melhores respostas nas curvas.

A suspensão recebe um acerto todo especial do time da Subaru Tecnica International (STI), sendo que as tradicionais rodas com pintura dourada são de alumínio forjado e fornecidas pela BBS. De série elas contam com aro 18” e são calçadas em pneus 245/40, um perfil muitas vezes baixo demais para nossas ruas e avenidas nem sempre em bom estado. 

Completando o pacote de mimos mecânicos do WRX STI, encontramos um diferencial Torsen para as rodas traseiras e um avançado sistema que analisa o ângulo de esterçamento do volante, posição do acelerador, força G, atuação dos freios, faixa de rotação e velocidade das rodas para enviar a melhor quantidade de torque a cada uma delas. A tração, como não poderia ser diferente em um Subaru, é integral e a cereja do bolo é o Multi-Mode Driver Controlled Center Differential (DCCD), que permite ao motorista deslocar um pouco mais de força para o eixo traseiro ou dianteiro, conforme a necessidade.

Entenderam porque o WRX STI é tão aclamado entre os esportivos?

 

Subaru WRX STI 2.5 turbo

  • Resumo

    Preço

    De R$ 194.900

    Categoria

    Esportivo médio

    Rivais

    Mitsubishi Lancer EVO

    Vendas em 2015

    n/d

  • Mecânica

    Motor

    2.5 16V turbo

    Potência

    310 cv a 6.000 rpm (G)

    Torque

    40 kgfm a 4.000 rpm (G)

    Transmissão

    Manual, 6 marchas

  • Dimensões

    Medidas

    4,59 m de comprimento, 1,79 m de largura, 1,47 m de altura e 2,65 m de entreeixos

    Peso

    1.516 kg

    Porta-malas

    460 litros

 

Com tantos recursos o motor parece até um detalhe, mas claro que neste Subaru ele é um componente muito importante. O propuslor segue a tradicional configuração boxer (cilindros contrapostos), que ajuda a diminuir o centro de gravidade do carro e (longe de ser uma coicidência) melhorar as respostas dinâmicas. Com 4 cilindros e deslocando 2.457 cm³, ele conta com a ajuda de um turbo para entregar 310 cv e 40 kgfm de torque. De acordo com dados de fábrica, isso é suficiente para levar o sedã de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos. Um número excelente.

Assim como o volante tem as respostas e o peso certo, o câmbio manual de 6 marchas acrescenta ainda mais brilho no conjunto do WRX STI. Ele é muito justo e curto, perfeito para uma condução em pista onde você precisa de trocas rápidas, e também agrada muito no uso cotidiano. No início você até precisa ganhar um pouco de intimidade com ele, já que trocar a 3ª com a 5ª em alguns casos chega a ser até comum.

Para quem dirigiu o STI anterior vai sentir uma leve mudança no caráter do novo STI. Assim como ocorreu em modelos como o Volkswagen Golf GTI, a sensação é o Subaru ficou um pouco mais dócil. Se você deixa o Subaru Intelligent Drive (SI-Drive), que controla as respostas do motor e acelerador, no modo Intelligent, você tem nas mãos um sedã bem adequado para o uso diário. Dá até para ir com ele no supermercado sem culpa. Aliás, esse é um ponto bem interessante do WRX STI: ao contrário de muitos esportivos, o sedã oferece ótimo espaço interno e amplo porta-malas, suprindo sem problemas as necessidades de uma família.

Já se você gira o controle rotativo do SI-Drive para os modos Sport ou Sport Sharp, o STI começa a resgatar a aura do passado. Não que essa mudança do STI ou mesmo do Golf GTI devam ser encaradas como algo negativo: é apenas a adequação às necessidades de novos tempos. Ambos seguem como excelentes esportivos cada um a seu modo.

Outra prova dessa nova personalidade do WRX STI pode ser notada até mesmo no interior do sedã. O modelo, acostumado com um interior simples, porém bem montado, agora deu um salto no acabamento. Há partes da cabine com revestimento em Alcantara, couro preto ou vermelho e até mesmo a opção de sistema de som Harman Kardon.

Partida por botão, chave presencial... tudo isso agora faz parte do modelo, incluindo uma central multimídia que chegará nos carros comercializados no Brasil a partir deste ano.

E quando você aciona a ignição do STI não dá vontade de sair de dentro dele. É fato que encarar longos congestionamentos tendo que lidar com o pedal da embreagem bem mais pesado do que o normal cansa um pouco, mas pegar uma estrada com o Subaru é um belo exercício de relaxamento. É onde o sedã se sente em casa.

É nítido como a estrutura do modelo transparece bem mais rigidez em relação ao STI anterior, enquanto a suspensão trabalha de uma forma exemplar. O STI é tipo do carro no qual o conjunto é tão competente que dificilmente você sentira medo ou algum tipo de instabilidade que lhe impeça de fazer alguma manobra. Ágil, super estável nas curvas e impecável na hora de frear. Poucos modelos oferecem tanto por até R$ 200.000.

Claro que, se você quiser ter um esportivo puro-sangue como ele, terá que fazer algumas concessões. Uma delas é o conforto ao rodar na cidade. Como já falamos da embreagem, a suspensão também foca bem mais em manter a carroceria sempre equilibrada nas curvas do que absorver irregularidades do piso. Mesmo pequenas ondulações no asfalto já são sentidas pelos passageiros, buracos então...

Fora isso o “trovão azul”, um dos apelidos mais conhecidos do WRX STI devido à famosa combinação da cor azul como as rodas douradas, como você confere nas imagens, segue digno de todo a mística e o culto de muitos admiradores. Um porta-voz de tudo o que a marca é capaz de fazer em termos de esportividade e qualidade técnica, o STI vale cada centavo. 

 
 
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